O processo de Benchmarking funciona como uma comparação de mercado, algo focado em seu nicho de mercado. São pesquisas realizadas para entender o que sua concorrência está fazendo para ter mais sucesso, ou descobrir ações que possam não estar funcionando.
Sempre que me perguntam sobre Benchmarking eu volto o questionamento com outras perguntas:
Como você tom as decisões referentes ao seu projeto? Como você sabe que precisa melhorar ou mudar seu produto ou readequar seu serviço?
Responder essas perguntas enquanto você está planejando e preparando suas estratégias já é um começo de Benchnarking. Quando você conhecer melhor o mercado onde atua, mais oportunidades surgirão para que você melhore ou ajuste seus produtos e serviços.
Aprenda um pouco mais com esse vídeo
Por quê fazer um Benchmarking?
Todos processos de marketing que envolvam seu planejamento buscam por melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e, para isso, você precisa entender quais avanços e ações sua concorrência está entregando para o mesmo público que você pretende trabalhar (ou já está trabalhando).
Busque informações para aprender mais sobre seu mercado e como atendê-lo sempre da melhor forma possível e o processo de Benchmarking vai te ajudar sempre com isso.
Pense, você sempre terá muito a aprender com os erros e acertos que acontecem em seu mercado todos os dias.