Conceitos Básicos

O que é Benchmarking?1 Minutos de Leitura

O processo de Benchmarking funciona como uma comparação de mercado, algo focado em seu nicho de mercado. São pesquisas realizadas para entender o que sua concorrência está fazendo para ter mais sucesso, ou descobrir ações que possam não estar funcionando.

Sempre que me perguntam sobre Benchmarking eu volto o questionamento com outras perguntas:

Como você tom as decisões referentes ao seu projeto? Como você sabe que precisa melhorar ou mudar seu produto ou readequar seu serviço?

Responder essas perguntas enquanto você está planejando e preparando suas estratégias já é um começo de Benchnarking. Quando você conhecer melhor o mercado onde atua, mais oportunidades surgirão para que você melhore ou ajuste seus produtos e serviços.

Aprenda um pouco mais com esse vídeo

Por quê fazer um Benchmarking?

Todos processos de marketing que envolvam seu planejamento buscam por melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e, para isso, você precisa entender quais avanços e ações sua concorrência está entregando para o mesmo público que você pretende trabalhar (ou já está trabalhando).

Busque informações para aprender mais sobre seu mercado e como atendê-lo sempre da melhor forma possível e o processo de Benchmarking vai te ajudar sempre com isso.

Pense, você sempre terá muito a aprender com os erros e acertos que acontecem em seu mercado todos os dias.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.