Dicas Rápidas

Como Fazer um Benchmarking?2 Minutos de Leitura

Antes de começar essa pesquisa de comparação de mercado, você já deve saber O que é um Benchmarking, e esse post pode te ajudar nisso.

Então vamos entender quem são seus concorrentes, e em qual nicho de mercado seu negócio está incluído. Isso vai te ajudar a selecionar quem, de fato, está competindo com você e quem pode ter mais alcance de mercado (market share).

Fiz um passo-a-passo para te ajudar, em 3 simples etapas, a começar seu Benchmarking de forma rápida e eficiente. Busquei simplificar todo o processo para que você possa utilizar as melhores práticas do marketing digital a favor de seus projetos.

Um vídeo simples de Como começar um Benchmarking

1. Faça uma lista de concorrentes

Comece seu processo de benchmarking fazendo uma lista com os 5 principais concorrentes. Tente se aproximar ao máximo do que você faz e como trabalha. Assim, coloque nome, área de atuação, site, mídias sociais e os principais produtos e serviços encontrados.

2. Entenda o tamanho de seus concorrentes

Pesquise quantas visitas os sites de sua concorrência estão tendo, qual o tamanho de todas as mídias sociais onde eles estão inseridos. Tente descobrir o tamanho da base de clientes ou de prospectos que eles possuem. Claro que muitas dessas informações não serão tão simples de serem encontradas, porém algumas ferramentas podem te ajudar.

Na ferramenta SimilarWeb você vai conseguir descobrir quantidade de visitas que os sites de seus concorrentes estão tendo, fontes de tráfego e muitos outros dados interessantes.

Acessando as mídias sociais de todos seus concorrentes você vai conseguir entender o alcance, engajamento, tipo de publicações e até a linguagem que pode ou não estar funcionando. De uma olhada também na Fanpage Karma que possui uma série de dados que poderão te ajudar.

Para entender mais sobre posisionamento e outras informações mais específicas, tente pesquisar em sites de associações de classe, revistas especializadas e meios focados no seu nicho de mercado.

3. Junte os dados e analise

Após pesquisar dados e informações em diferentes fontes, coloque tudo isso em uma tabela que facilite olhar e entender o que cada concorrente está fazendo e quais resultados estão vindo dessas ações. Separe por colunas números, dados e todas as informações coletadas. Isso vai te ajudar em suas fases de planejamento.

Concluindo um Benchmarking

Entenda com detalhe o que seus concorrentes estão fazendo em cada um dos canais em que estejam presentes. Busque informações para aprender mais sobre seu mercado e as boas práticas que estão por aí. Cada passo vai, sempre, deixar seu planejamento mais robusto e preciso.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.