Dicas Rápidas

Relatório sobre o Digital no mundo em 20205 Minutos de Leitura

Todos os anos a empresa Kepios – com seus muitos reports do portal DataReportal – com o apoio da We are Social, e da Hootsuite, lançam o relatório Global Digital Overview com muitas informações sobre o comportamento no ambiente digital no mundo. São informações muito valiosas sobre o crescimento e comportamento em internet móvel, mídias sociais e comércio eletrônico.

Caso queria ver mais relatórios, incluindo as últimas tendências globais e dados individuais de mais de 230 países e territórios em todo o mundo, visite o site oficial deles aqui.

Esses são números de Janeiro de 2020.

Relatório sobre o digital: Dados Globais sobre o uso da Internet

Em 2020 o mundo atingiu a marca de mais de 4.5 bilhões de pessoas conectadas à internet, o que representa um crescimento de 7% comparado com o mesmo período de 2019.

Relatório sobre o Digital no mundo

O Facebook ainda é a mídia social mais utilizada no mundo, segundo os dados apresentados até janeiro de 2020. Seguido do YouTube, que pertence à Google, e se não considerarmos os aplicativos de comunicação, vemos o Instagram logo na sequência.

Relatório sobre o Digital no mundo e as mídias sociais mais utilizadas
Mesmo sem divulgar dados nos últimos 12 meses, o Instagram segue entre as mídias sociais mais utilizadas do mundo. Facebook ainda é a maior do mundo.

Usuários de Internet no Brasil

Relatório sobre o Digital no Brasil
  • O Brasil possuía 150,4 milhões de internautas no Brasil em janeiro de 2020;
  • O número de internautas no Brasil aumentou 8,5 milhões (+ 6,0%) entre 2019 e 2020;
  • A penetração da Internet no Brasil ficou em 71% em janeiro de 2020.

As Mídias Sociais no Brasil

  • Havia 140,0 milhões de pessoas utilizando as mídias sociais no Brasil em janeiro de 2020;
  • O número de usuários de mídias sociais no Brasil aumentou 11 milhões (+ 8,2%) entre abril de 2019 e janeiro de 2020;
  • A penetração das mídias sociais no Brasil ficou em 66% em janeiro de 2020.

As mídias sociais mais acessadas do Brasil

Relatório sobre o digital - As mídias sociais mais acessadas do Brasil
Mídias sociais mais utilizadas no Brasil segundo o Relatório sobre o Digital no mundo.
  • O Instagram apresentou o maior crescimento em comparação com o mesmo período de 2019, com 8% a mais de usuários;
  • O TikTok passa a fazer parte das mídias sociais mais utilizadas no Brasil;
Relatório sobre o Digital no Brasil, consumo de conteúdo Online
No Relatório sobre o Digital no Brasil, o consumo de conteúdo Online mudou com o aumento da utilização de plataformas de streeaming de música e podcasts.

Dispositivos Móveis no Brasil

O relatório sobre o Digital -  Aplicativos mais utilizados no Brasil.
O relatório sobre o Digital no mundo aponta o WhatsApp como aplicativo mais utilizado no Brasil.
  • Havia 205,8 milhões de conexões móveis no Brasil em janeiro de 2020;
  • O número de conexões móveis no Brasil diminuiu 3,4 milhões (-1,6%) entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020;
  • O número de conexões móveis no Brasil em janeiro de 2020 era equivalente a 97% da população total.

Relatório sobre o digital: COVID-19

A mais recente atualização desse relatório (chamada de Digital 2020 April Global Statshot Report) deu forte importância sobre números diante da pandemia do novo Coronavírus. Incluindo uma análise detalhada de como pessoas de todo o mundo estão usando a internet, mídias sociais, dispositivos móveis, e o que está mudando no comércio eletrônico.

As principais manchetes do relatório deste trimestre incluem:

  • Saltos enormes na atividade digital como um todo, especialmente em países que sofreram os mais bloqueios diante do COVID-19;
  • Aumentos significativos no uso de mídias sociais, com muito mais chamadas de vídeo;
  • Acelerando na utilização do comércio eletrônico, especialmente para compras de supermercado;
  • Um aumento na quantidade de tempo jogando videogame e assistindo a e-sports;
  • Novas oportunidades inesperadas para anunciantes digitais.
Relatório sobre o Digital e o impacto do COVID-19 no e-commerce
O relatório sobre o Digital no mundo mostra o impacto do COVID-19 no comportamento das pessoas e seu impacto no e-commerce mundial.

Para saber mais com outros Relatórios sobre o digital

No site oficial do Global Digital Overview Report você pode encontrar os dados divididos por país, ou ainda, conferir na íntegra os dados originais sobre o Brasil no site Data Reportal, ou ver o Relatório Digital Trends na íntegra aqui.

Conhecer o comportamento do mundo no ambiente digital é uma atividade importante em um planejamento de marketing digital. Analisar tendências e observar mudanças é o que vai ajudar você a mudar suas perspectivas, estudos e seus negócios.

Abraços e boas análises.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.