Livros

O Ponto da Virada3 Minutos de Leitura

No livro O Ponto da Virada, Malcolm Gladwell, conta sua pesquisa sobre o que faz um produto, uma música ou um hábito sofrer um efeito viral e cair nas graças da maioria. Como esse efeito viral se desenrola na sociedade.

Essas pesquisas identificaram fatores na formação de um efeito viral, como a comum existência de Comunicadores, Experts e Vendedores, pessoas com diferentes capacidades em se relacionar, transmitir uma ideia ou vender um conceito novo.

“Um livro fascinante que vai fazer você ver o mundo de forma diferente.”

Fortune

Sobre o Ponto da Virada

Você já ficou intrigado pensando no que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? Já imaginou que tipo de mudança faz, por exemplo, com que livros desconhecidos se transformem em best-sellers?

Ou o que explica o aumento do consumo de cigarros entre os adolescentes, apesar da campanha antitabagista?

Em O Ponto da Virada Malcolm Gladwell apresenta uma maneira instigante e original de entender fenômenos sociais como epidemias.

“Ideias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como vírus”, diz o autor. E o momento decisivo em que essas novidades se alastram é o que ele chama de o Ponto da Virada. Esse instante crítico surge com mudanças que, embora pequenas, surtem um efeito extraordinário.

Partindo dessa influência que sofremos do meio, Gladwell pergunta: por que então algumas epidemias que poderiam ser “boas” não emplacam, como é o caso da campanha antitabagista entre os jovens?

Sua reposta é que as pessoas podem transformar radicalmente seus comportamentos ou suas crenças desde que estejam diante do estímulo certo. E ele nos mostra como identificar e construir esses estímulos.

“Uma análise refinada das epidemias sociais, quer se trate de tendências da mo da, de doenças ou de padrões de comportamento, como a prática de crimes.”

USA Today

Sobre o Autor

Malcolm Gladwell é colunista da revista The New Yorker desde 1996. sendo também o autor dos livros Fora de série e Blink, todos best-sellers do The New York Times. Foi repórter do The Washington Post, cobrindo negócios e ciências. Nasceu na Inglaterra e hoje mora em Nova York. É possível saber mais sobre o autor em seu site.

Em resumo

Em mais uma dica de livros sobre o mercado de marketing digital, o livro O Ponto da Virada nos ajuda a analisar os diferentes pilares dos efeitos virais em tendências, campanhas, marcas e comportamentos. Essa análise torna possível pensar em estratégias para propagar campanhas, produtos, livros ou marcas em uma busca pelas pessoas certas, em uma definição de mensagem, relacionando tudo a um contexto.

Abraços e boa leitura.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.