Livros

Livro – Storytelling: Histórias que deixam marcas3 Minutos de Leitura

Essa dica de livro de storytelling é para quem deseja entender mais sobre o universo das histórias e como elas podem ser capazes de encantar pessoas de todas áreas e idades.

Adilson Xavier traz inúmeros estudos de casos com uma visão publicitária de longa experiência, o que nos ajuda a entender os bastidores e a concepção de grandes campanhas. Um livro mais voltado ao mercado da publicidade e propaganda, e se você procura técnicas práticas de storytelling talvez esse não seja o guia ideal para isso.

“Ser uma pessoa é ter histórias para contar”

Isak Dinesen

Na Descrição oficial do Livro

O que a Apple, a Disney, a Coca-Cola, a Ford, as Havaianas e a Nike têm em comum? Há uma série de fatores que tornam essas poderosas e bilionárias marcas as líderes de mercado que são. No entanto, ser excelentes contadoras de histórias é a semelhança fundamental que as une como marcas influentes ao nível global, e é desse assunto que Storytelling – Histórias que deixam marcas trata. Em seu novo livro, Adilson Xavier examina com riqueza de detalhes e exemplos a capacidade que essas e outras empresas têm de mexer com a percepção de consumidores mundo afora através de histórias detalhadamente construídas. O storytelling é uma estratégia que engloba todo o plano de comunicação de uma marca. E, para comunicar com legítima eficácia, absorver o leque de conhecimentos da “tecnarte” de se contar histórias torna-se indispensável.

Boas histórias, pouca técnica

Um livro muito bem escrito e que nos mostra uma introdução teórica sobre storytelling e entra de cabeça em inúmeros casos de empresas bem sucedidas que aplicaram formas narrativas em campanhas de construção de imagem para suas marcas.

Storytelling: Histórias que deixam marcas

O autor também disponibiliza uma série de vídeos com comercias incríveis e que servem de exemplo ao conteúdo trazido no livro, embora alguns desses vídeos não estejam mais disponíveis, o que possa merecer algumas erratas.

De fato esse não é um livro de storytelling para quem busca técnicas práticas ou alguma lista de como fazer uma história de sucesso.

Em resumo

Adilson Xavier possui um profundo conhecimento na área de publicidade, além de uma vasta experiência trabalhando com storytelling na área de publicidade e propaganda. O livro nos mostra muitos exemplos e diferentes aplicabilidades do storytelling, com exemplos que passam pela Bíblia e inclui grandes marcas conhecidas do público. Recomendo a leitura, e caso queira comprá-lo, se você busca mais entender do mercado e ver como casos de sucesso foram criados.

Abraços e boa leitura!

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.