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3 motivos para utilizar o Storytelling no Marketing5 Minutos de Leitura

Os profissionais de marketing precisam procurar histórias sobre os produtos e serviços com que trabalham em busca de criar uma maior conexão com seu público. Nos últimos anos a técnica de Storytelling no Marketing se tornou uma das ferramentas mais poderosas de estratégia de narrativa.

Por isso, se pergunte porque os profissionais de marketing deveriam usar o Storytelling no Marketing?

Explicamos em outro artigo o porque você precisa contar histórias, e o convido para ler mais sobre isso aqui.

Por que o Storytelling é importante nos negócios?

Histórias transmitem propósito e as empresas com objetivo são mais notadas e propensas a conquistarem a lealdade de seus consumidores. Histórias criam conexões com o seu negócio que ajudam a moldar a imaginação do consumidor com memórias sobre a sua marca. Memórias essas que dificilmente serão esquecidas.

“A pessoa mais poderosa do mundo é o contador de histórias. Ele traz a visão, os valores e a agenda de toda uma nova geração”

Steve Jobs

Um estudo de 2007 da Wharton School of Business descobriu que participantes solicitados a coletar doações em um call center que utilizavam histórias de como as doações solicitadas melhoravam a vida de outras pessoas conseguiam arrecadar mais que o dobro do grupo que não utilizava desse recurso.

Portanto, não basta ter um produto ou serviço que resolva um problema. Sua empresa precisa se destacar e aqui listamos 3 motivos que explicam o porquê disso:

Apple e o Storytelling no Marketing - Canal de Marketing Digital
O homem da história da fundação da Apple e da história da escolha do slogan não pode ser esquecido facilmente pelos clientes. Essa história conecta marcas e pessoas.

1. Storytelling ajuda a criar consciência de marca

As histórias de marcas e negócios são usadas por empresas para criar relacionamento com seus clientes ao gerar valor, criar soluções e conectar através de memórias.

Steve Jobs era um dos maiores contadores de histórias entre os empreendedores. Em seus lançamentos Jobs sempre se esforçava para tecer histórias sobre os produtos da Apple. Íntimo e empolgante, antes disso, o homem da história da fundação da Apple e da história da escolha do slogan não pode ser esquecido facilmente pelos clientes.

Essas conexões se espalham por todos os produtos e serviços projetados pela empresa, visando sempre a ajudar a resolver problemas de seus clientes. Isso por si só é uma história que pode ser contada para aprimorar a identidade da marca.

Se você oferecer sua marca sem explicar o problema que está resolvendo de perto, terá perdido a oportunidade de mostrar ao público como você pode melhorar a vida deles.

A imagem da sua marca conta uma história sobre como seu produto ou serviço ajuda seus clientes a superar desafios, tornando suas vidas melhor a cada dia.

2. Contar histórias gera valor ao seu produto

O valor de um produto está na história associada a ele. Histórias excepcionais também podem transformar algo sem valor em algo importante. Serviços e produtos podem ser similares no mercado e o que os diferenciará, e lhes dará um valor único, é a história traçada por eles.

Além de valor, histórias trarão significado à uma marca e a um produto. Busque, ao invés de apenas listar os benefícios de seus produtos e serviços em um texto grande e chato, dizer ao seu público como eles se beneficiarão de seus serviços através de uma história curta e interessante.

Essas técnicas ajudarão as pessoas a entender porque precisam de seu produto e a se sentirem mais prontas para lidar com a sua marca a longo prazo.

Storytelling no Marketing - Canal de Marketing Digital
Contar histórias é a espinha dorsal de fortes estratégias de marketing.

3. Storytelling ajuda a construir relacionamentos com os clientes

As histórias mais poderosas do marketing giram em torno dos sentimentos das pessoas, conectando-as fielmente à uma marca e ao que elas representam no mercado a longo prazo.

O uso de técnicas de Storytelling no marketing permite que os profissionais de comunicação e marketing desenvolvam um relacionamento mais profundo com seu público, quando adotam histórias associadas a pessoas que compartilham os mesmos problemas que seus clientes e desejam as mesmas soluções. Essas conexões tornam sua marca uma opção mais atraente ao ver como os outros a usam.

Usando o storytelling no marketing você não tenta convencer o público a comprar seus produtos diretamente, mas apenas compartilha com eles experiencias e histórias únicas e, em seguida, deixa a decisão diante delas. Os clientes ficarão mais felizes ao fazer uma compra quando sentirem que estão fazendo a escolha.

Storytelling no Marketing em Resumo

Contar histórias é a espinha dorsal de fortes estratégias de marketing. Isso pode ter um impacto incrível em seus negócios, criando uma forte estratégia de marketing, com conteúdo, legado e conexão que o ajudarão a aumentar sua receita quando obter lealdade e afeto de seu público.

As empresas mais bem-sucedidas do mundo têm histórias profundas que não estão apenas por trás de cada produto, mas por trás de seu estabelecimento, identidade e logotipo.

Veja 4 dicas de como começar a utilizar técnicas de storytelling agora mesmo e entenda como essas histórias podem mudar suas estratégias de branding.

Abraços e boas histórias.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.