Conceitos Básicos

Storytelling no Marketing Digital5 Minutos de Leitura

O termo storytelling se tornou comum em palestras e aulas de marketing digital nos últimos anos. Um termo já mais íntimo de jornalistas, escritores, redatores e publicitários acabou se tornando um jargão que aborda apenas uma parte mais romântica dessa técnica.

O storytelling pode e deveria ser utilizado em conjunto com estratégias de marketing, desde a concepção de seu planejamento, durante a produção de conteúdo e até na concepção de suas estratégias de mídia de uma forma mais prática, menos filosófica, e voltada a gerar resultados.

Porque contar histórias?

Uma história é uma série de eventos com começo, meio e fim. Histórias fazem parte do convívio social e da vida das pessoas desde os princípios da humanidade, e, também entre criando conexão entre pessoas, marcas e produtos.

Essa ordem lógica de começo, meio e fim traz um enorme impacto ao conectar a forma como sua audiência se conectará com sua marca ou com seu produto. Essa estrutura é como a fundação de um edifício, e vai ser a base para as descrições e características de uma campanha.

Empresas começaram a acordar para a utilização de tal técnica com a explosão das mídias digitais, em uma era em quem o consumidor se torna produtor e canal de mídia simultaneamente. Informações são produzidas aos milhares e, cada vez mais, consomem espaço e tempo em mercados segmentados e exigentes.

Marcas precisam se conectar de forma natural com seus possíveis consumidores e essas técnica de contar histórias unida ao marketing digital têm tornado mais humanas campanhas e estratégias.

Storytelling Marketing
Como seu produto está resolvendo o problema que seu público-alvo precisa?

O que é Storytelling?

Storytelling é a técnica de contar histórias utilizada por profissionais ao criar roteiros, artigos, romances e campanhas publicitárias. Com o advento de novas tecnologias a massificação de seu uso e a ampliação do estudo de tais técnicas, começou a receber nomes e termos técnicos.

O termo storytelling, vindo do inglês com a mistura das palavras contar e história, tendo como livre interpretação o significado de “contação de histórias”, começou a ser utilizado para representar o estudo e o uso da técnica da criação de histórias com estratégias de divulgação de marcas e produtos.

Na maioria dos artigos e postagens pela internet estuda-se os ciclos de formação de uma história, coletados por Joseph Campbell e expostos em sua obra “O herói de mil faces” de 1979, com seus ciclos da jornada do herói e todos os pontos utilizados em diversas obras ao longo da história da humanidade ao apontar que toda história possui uma mesma estrutura com heróis, mentores, mensagens, plots, conflitos e resoluções que, ao serem utilizadas como estratégias de marketing podem ser adaptadas à mensagem, ao produto e ao fim desejados.

Storytelling no Marketing

Como colocar o cliente no centro da história, fazendo dele o herói principal dentro da mensagem que está sendo passada?

Essa capacidade de transformar experiências em histórias impactantes resume a função do storytelling, conectando marcas e consumidores através de uma mensagem amparada à realidade e dessa conectividade gerada através das histórias. Foi assim que comerciais começaram a surgir com personagens utilizando produtos e realizando algo de uma melhor forma, como uma busca direta ao incentivo da compra.

Por isso as técnicas de storytelling precisam criar uma conexão entre sua estratégia e seu público-alvo sem apelar para inserção de produtos, promoções mascaradas ou utilização milagrosa de serviços.

Assim surge o storyteling marketing, transformando experiências de produtos, histórias de marcas e sucessos de clientes em conteúdo para campanhas multiplataformas. Conectando novas gerações, que tornaram-se caçadores e coletores de informações, e se aproveitando de novas tecnologias para rastrear histórias de consumidores como personagens principais, conectando diferentes mídias em um mesmo objetivo.

Histórias vendem. Simples assim.

Menos Promoções e mais Conexões

Falamos como histórias criam conexões que auxiliam donos de marcas a incorporarem sua missão, seus valores, os principais benefícios de seus produtos e as melhores experiências de seus clientes dentro de seu conteúdo.

Storytelling e a produção de conteúdo

Esse é o momento em que sua estratégia precisa informar mais e vender menos. As histórias de seus consumidores resolvendo seus problemas utilizando seu produto precisam ter começo, meio e fim, a tal estrutura que falamos no começo desse post.

Ao trazer conteúdo sobre seu produto ou sua marca em vídeos, postagens de mídias sociais, campanhas lideradas por influenciadores, ou mesmo anúncios, foque em:

  • Tenha começo, meio e fim BEM DEFINIDOS;
  • Traga consumidores como personagens, e isso te ajudará a criar uma conexão com seu público-alvo;
  • Mostre as necessidades que sua marca busca resolver;
  • Traga os valores, a missão e a história de sua marca;
  • Construa conteúdos que mostrem o resultado de seu produto;
  • Deixe seu objetivo claro.

4 Dicas para começar agora no storytelling

Fizemos um artigo bem interessante aqui no Canal de Marketing Digital, onde você entenderá um pouco mais sobre esses principais elementos de Storytelling e, principalmente, em como colocar em prática em suas campanhas de marketing digital.

Abraços e boas histórias.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.