Cursos

Curso Grátis sobre a nova LGPD3 Minutos de Leitura

LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados é a nova lei Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais que entra em vigor em 2020 e vai mudar a forma como estratégias de marketing digital captam dados de seus visitantes e clientes.

A LGPD, de acordo com o site oficial do Governo Federal, é a lei nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020, que cria uma padronização de normas e práticas jurídicas para promover a proteção, de forma igualitária dentro do país e no mundo, aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

Dentre os principais pontos dessa nova lei, se destacam:

Consentimento

O consentimento do cidadão é a base para que dados pessoais possam ser coletados e tratados.

Automatização com autorização

O cidadão pode solicitar que seus dados sejam deletados, e essa opção precisa estar clara e acessível.

Gestão em foco

A importância na administração de riscos e falhas agora vai fiscalizar e obrigar as empresas a redigir normas de governança, adotar medidas preventivas de segurança, replicar boas práticas e certificações existentes no mercado e elaborar planos de contingência, fazer auditorias e resolver incidentes com agilidade na gerência de bancos de dados.

Veja um resumo que pegamos lá no site da SERPRO, onde você pode encontrar mais informações sobre o assunto:

LGPD - SERPRO

Com tudo isso dito, fica clara a importância de se entender mais sobre o assunto, o que esse curso grátis vai poder te ajudar bastante.

Sobre o Curso de LGPD

Com uma carga horária de 10h, o curso gratuito de LGPD oferecido pelo Governo Federal traz um panorama sobre a nova legislação nacional de proteção de dados pessoais (Lei 13.709/18), abordando temas importantes para a sua implementação:

  • Fundamentos e campo de aplicação;
  • Princípios e direitos do titular;
  • Responsabilidades dos agentes;
  • Aspectos internacionais;
  • Segurança e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

O objetivo desse curso dobre a Lei Geral de Proteção de Dados é capacitar as pessoas para entenderem, de forma rápida e acessível, o funcionamento e diretrizes básicas expostas na nova lei que entra em vigor em 2020 no Brasil.

A quem se destina esse curso

Esse curso grátis foi desenvolvido para pessoas que tenham interesse na legislação brasileira sobre proteção de dados pessoais, e se mostra muito importante aos profissionais e estudantes de marketing em todos os níveis, principalmente devido a forma como esse mercado vem trabalhando a captação de dados pessoais de LEADs, visitantes e clientes.

Conteúdo Programático do Curso de LGPD

Tempo necessário: 10 horas

Conteúdo Programático do Curso

  1. Introdução e Conceitos

  2. Chave Abrangência e Aplicabilidade

  3. Fundamentos Legais e Princípios Norteadores

  4. Direitos do Titular

  5. Agentes no Tratamento de Dados

  6. Hipótese de Tratamento e Exceções

  7. Transferência Internacional

  8. Segurança de Dados e Notificação

  9. Responsabilidade e Possíveis sanções

  10. Atribuições e Composição da Autoridade Nacional de Proteção de Dados

Em Resumo

No marketing digital falamos, inclusive em nosso Manifesto, o tempo todo sobre captação de dados para estratégias de remarketing, ou jornadas de Inbound Marketing. Trazemos o uso de dados para a geolocalização de aplicativos ou anúncios e uma outra infinidade de estratégias elaboradas durante seu planejamento de marketing. O ponto aqui é a importância do profissional de marketing em conhecer a nova lei e poder trabalhar dentro da legalidade.

Nesse caso, sobretudo dada a importância da integridade dos dados pessoais de quem interage com suas estratégias, vai se destacar no mercado quem se ajustar às novas regras e sair na frente com boas estratégias.

Abraços e bom estudo!

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.