Cursos

USP oferece Curso de Marketing Digital4 Minutos de Leitura

Curso USP de Marketing Digital (oferecido pela Universidade de São Paulo) apresenta 10 horas de conteúdo, separadas em uma média de 2 horas semanais, para que você aprenda a desenvolver uma estratégia de marketing digital para a sua empresa ou startup.

Em mais uma de nossas dicas de cursos, nesse curso você aprenderá os principais pontos de análises de marketing digital, por exemplo, como fazer análises de ROI e entender outras métricas utilizando o Google Analytics. E ainda verá temas como SEO, SEM – e vendo em detalhe como usar a plataforma do Google Adwords, – Testes AB, como gerenciar um funil de conversão, aprenderá como utilizar Facebook Ads e a como gerenciar uma estratégia de E-mail Marketing.

Sobre o curso USP de Marketing Digital

Esse curso é ministrado por profissionais do mercado que vão apresentar como aplicar os principais conceitos de marketing digital com aulas teóricas e práticas. Neste curso serão abordados os seguintes temas:

  • Diferença entre o marketing tradicional
  • Importância do ROI e como calcular
  • Introdução a funil
  • Google Analytics
  • Google Adwords
  • Tipos de canais
  • Como funciona SEM
  • Como funciona SEO
  • Como funciona Facebook Ads
  • Como funciona Email Marketing
  • Configurando e planejando campanhas Testes AB
  • Como escolher sua estratégia
  • Metrificação e iteração

Este é um daqueles cursos bastante completos buscam familiarizar seus alunos com os principais conceitos, ferramentas e metodologias do mundo do marketing digital.

O que você vai aprender nesse
curso da USP?

Tempo necessário: 15 horas

  1. O que é marketing digital?

    Nesta primeira semana do Curso de Marketing Digital, você irá aprender os seguintes temas:
    (i) O que é e como funciona o Marketing Digital
    (ii) Diferenças do Marketing Digital para o Marketing Tradicional
    (iii) Conceitos Básicos do Marketing Digital
    (iv) Introdução ao funil de conversão
    (v) Como usar o Google Analytics.

    E com a presença do Co-fundador da Revelo, Lucas Mendes.

  2. Tipos de canais e SEM

    Nesta segunda semana do Curso de Marketing Digital, você irá aprender os seguintes temas:
    (i) Quais os diferentes tipos de canais usados no Marketing Digital,
    (ii) As diferentes características de cada canal,
    (iii) Como funciona o SEM – Search Engine Marketing,
    (iv) Como funciona o Google Adwords e como estruturá-lo.

    Com a presença do Co-fundador da Revelo, Lucas Mendes.

  3. SEO e Facebook Ads

    Nesta terceira semana do Curso de Marketing Digital, você irá aprender os seguintes temas:
    (i) Como Funciona o SEO – Search Engine Optimization,
    (ii) Como melhorar o desempenho do seu site com SEO Onsite,
    (iii) Como melhorar o desempenho do seu site com o SEO Offsite,
    (iv) Como usar o Facebook Ads,
    (V) Como estruturar campanhas no Facebook Ads.

    Com a presença do Co-fundador da Revelo, Lucas Mendes e do Head de Marketing e BI da Ingresse, Fabio Saito.

  4. Email Marketing e Growth Hacks

    Nesta quarta semana do Curso de Marketing Digital, você irá aprender os seguintes temas:
    (i) Como usar e estruturar um Email Marketing,
    (ii) Como estruturar campanhas,
    (ii) Como Medir e otimizar campanhas de email marketing,
    (iii) Growth Hacks.

    Com a presença do especialista em Marketing, Lucas Soriani.

  5. Medir, Testar e Iterar

    Nesta última semana do Curso de Marketing Digital, você irá aprender os seguintes temas:
    (i) Como funciona e como fazer testes A/B,
    (ii) Entender como montar uma estratégia,
    (iii) Como alocar budget e como fazer um demonstrativo de resultados,
    (iv) Como metrificar e iterar.

    Com a presença do especialista em Marketing, Lucas Soriani, e do Head de Marketing e BI da Ingresse, Fabio Saito.


Esse curso é ministrado pelo Professor doutor na Universidade de São Paulo André Leme Fleury e por Artur Vilas Boas, Doutorando e Mestre pela FEA USP.

Certificado USP

Como muitos outros cursos oferecidos pela Coursera, esse é um daqueles tipos de cursos que você pode pagar para obter o certificado da instituição que o realiza, nesse caso a USP. O custo do certificado está em torno de USD 29 dólares americanos.

E vale a pena?

Este é um curso extenso, criado por profissionais de bastante experiência, com convidados trazendo vivência de mercado. O material é bastante amplo e já foi visto por mais de 56 mil pessoas. Com certeza vai te trazer uma ótima base sobre o tema de marketing digital e ainda obter um certificado USP (pago). Lembrando que você pode ter acesso à todo o conteúdo do curso de forma gratuita e paga apenas pelo certificado e apenas se o desejar.

Lembrando que TODOS os cursos recomendados pelo Canal de Marketing Digital são de responsabilidade de seus criadores, e que apenas indicamos com base em nosso conhecimento e experiência. Não tendo, portanto, qualquer responsabilidade sobre futuras alterações em suas plataformas, acessos, cobranças ou emissão de certificados.

Vai que é tua!
Abraços e bons estudos.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.