Cursos

Curso Grátis de Google Analytics5 Minutos de Leitura

Oferecido pela Google, com certificado de conclusão, este curso grátis de Google Analytics aborda desde os princípios mais básicos da plataforma de análises e mensurações mais famoso do mercado, até os níveis mais avançados de rastreamento e atribuição em seu nível mais avançado.

Visão Geral do Curso Google Analytics para iniciantes

Esse curso grátis, chamado de “Google Analytics para iniciantes“, ensina os novos usuários a criar uma conta, implementar um código de acompanhamento e configurar filtros de dados. Os vídeos, com legendas em português, te ensinarão a navegar na interface e nos relatórios do Google Analytics e também a configurar painéis e atalhos.

O curso possui uma plataforma muito amigável, que te conduzirá por todas as lições com vídeos de seus instrutores, com um acesso a uma conta de testes do Google Analytics para que possa aprender na prática; além de materiais e links extras em cada uma das etapas.

Curso Grátis de Google Analytics - Painel interno
Com uma plataforma muito amigável, este curso grátis da Google te conduzirá em cada lição com vídeos e acesso a uma conta teste do Google Analytics.

Este curso básico de Google Analytics também ensina a analisar relatórios de público-alvo, aquisição e comportamento, e mostra como configurar metas e acompanhamento de campanhas.

Tempo necessário: 4 horas e 30 minutos

Estrutura do curso grátis de Google Analytics da Google

  1. Unidade 1: Introdução ao Google Analytics

    Lição 1: Por que digital analytics?
    Lição 2: Como funciona o Google Analytics
    Lição 3: Configuração do Google Analytics
    Lição 4: Como configurar vistas com filtros

  2. Unidade 2: A interface do Google Analytics

    Lição 1: Como navegar no Google Analytics
    Lição 2: Noções básicas sobre relatórios de visão geral
    Lição 3: Noções básicas sobre relatórios completos
    Lição 4: Como compartilhar relatórios
    Lição 5: Como configurar painéis e atalhos

  3. Unidade 3: Relatórios básicos

    Lição 1: Relatórios de público-alvo
    Lição 2: Relatórios de aquisição
    Lição 3: Relatórios de comportamento

  4. Unidade 4: Acompanhamento básico de conversões e campanhas

    Lição 1: Como avaliar campanhas personalizadas
    Lição 2: Acompanhamento de campanhas com o criador de URLs
    Lição 3: Usar as Metas para avaliar objetivos de negócios
    Lição 4: Como avaliar campanhas do Google Ads
    Lição 5: Revisão do curso e próximas etapas

Vídeo de introdução do curso de Google Analytics

Para ter acesso ao curso da Google basta ter uma conta no Gmail, se logar na plataforma e voilá.
Ah! E não se esqueça de ativar as legendas.

Legendas em Português

Lembre-se de ativar as legendas em português, isso o ajudará a aproveitar melhor todo o conteúdo oferecido. Para tal, basta clicar na engrenagem no canto inferior do vídeo, ir até o item Legendas e escolher o idioma Português, como na imagem abaixo.

Curso grátis de Google Analytics com legendas em Português.
Não se esqueça de habilitar as Legendas em Português! =)

Google Analytics Academy

Este curso, que te ensina como usar o Google Analytics para avaliar o tráfego do site desde os conceitos mais básicos, faz parte da plataforma de cursos gratuitos chamada Google Analytics Academy, que oferece a versão avançada desde mesmo tema, e também outros cursos na área de análises digitais.

Cursos Grátis da Google Analytics Academy
A Google Analytics Academy ajuda você a saber mais sobre as ferramentas de avaliação do Google. Assim, você pode expandir sua empresa por meio da coleta e análise de dados inteligentes.

Em Resumo

Sempre comento aqui, e em minhas aulas, a importância de se utilizar boas ferramentas. Por isso costumo recomendar este curso para todos meus alunos e até em empresas onde presto consultorias. Por sua simplicidade e objetividade, criado pela própria Google, para ensinar a todos como utilizar uma das plataformas mais famosas do mercado de marketing digital. Por isso, vale muito a pena investir seu tempo e aprender como extrair o máximo do Google Analytics.

Lembrando que TODOS os cursos recomendados pelo Canal de Marketing Digital são de responsabilidade de seus criadores, e que apenas indicamos com base em nosso conhecimento e experiência. Não tendo, portanto, qualquer responsabilidade sobre futuras alterações em suas plataforma, acessos, cobranças ou emissão de certificados.

Abraços e um ótimo aprendizado!

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.