Conceitos Básicos

O que é um Plano de Marketing?4 Minutos de Leitura

Plano de Marketing é um documento que o ajudará a desenvolver toda sua estratégia de marketing. Nele você deverá detalhar cada etapa a ser planejada, assim como cada ação prática. Quanto mais detalhes conseguir descrever em seu plano de marketing, mais chances terá de organizar seu projeto e levá-lo ao sucesso que almeja alcançar.

“Um plano é um guia, a linha central da estrada que nos leva ao objetivo.”

Vicente Ambrósio – Plano de Marketing passo a passo

Ter um plano de marketing ajuda que você direcione o foco de uma equipe para um mesmo objetivo, levando todos a trabalharem na mesma direção, evitando retrabalhos e tempo perdido, o que, na lógica, aumentará seus resultados e diminuirá seus custos. E quando digo equipe, incluo freelancers e outros profissionais que estiverem interagindo com seu projeto.

É importante que todos estejam trabalhando na mesma direção e focados no mesmo objetivo.

Etapas de um Planejamento

Diversos estudiosos de marketing dividem seus planos em inúmeras etapas. Não existe uma regra definida e sim boas práticas indicadas por diversos autores. Vou citar aqui o formato em etapas que costumo utilizar quando preparo planos de marketing digital para projetos de pequeno e médio porte, pois acredito que você deva encontrar um equilíbrio entre planejamento e prática.

Essas etapas podem te guiar para que você inicie seu plano de marketing:

Etapas de um plano de marketing que você pode aplicar e começar agora mesmo a ter resultados.
Etapas de um plano de marketing que você pode aplicar e começar agora mesmo a ter resultados.

Saiba mais sobre essas etapas que irão guiá-lo através dos detalhes que você precisa planejar.

Você inicia seu plano pesquisando sobre sua concorrência, e entendendo as boas práticas no mercado que irá atuar. Então precisará analisar de forma intensa os caminhos e as oportunidades, verificando em detalhes os ambientes à sua frente, forças e fraquezas de seu produto e oportunidades que possam existir diante de seus concorrentes.

Até esta etapa você deve ter coletado informações suficientes para iniciar a construção de suas estratégias de marketing digital. Assim começamos a etapa estratégica de seu plano de marketing, quando você começa a definir quais táticas práticas precisará tomar, como:

  • Quais tipos e formatos de conteúdo você vai criar?
  • Você deverá criar vídeos?
  • Quantas postagens e em quais mídias sociais?
  • Quais as características de seu produto e serviço precisam ser explicadas?
  • Você vai precisar de um vídeo explicativo?
  • Quais os melhores canais para promover sue produto?

Ao saber exatamente tudo o que precisará fazer, deverá analisar quanto isso irá custar e quanto tempo precisará investir para atingir os objetivos que você almeja. Montar uma planilha de controle de gastos o ajudará a entender as proporções que seu projeto tomará.

“Os planos são inúteis, mas o planejamento é indispensável”- Dwight Eisenhower

Com tudo isso colocado em um documento é o momento de definir indicadores de resultados para que você possa controlar e mensurar cada uma das ações tomadas, etapa por etapa. Assim você poderá ver o que está ou não funcionando e o que pode ser melhorado.

Porque criar um Plano de Marketing?

Neste artigo procurei trazer etapas simples para você começar a implementar suas ideias de forma (ágil) organizada e realmente focada em objetivos. E é nesse ponto que está a importância de se ter um bom plano de marketing, para que saiba como conduzir suas ideias, tendo a possibilidade de olhar para cada uma das atividades que precisa realizar e entender o quão importante elas são para que o todo possa acontecer de fato.

Você precisa saber o que fará em cada etapa de seu plano de marketing, saber quanto isso vai te custar, entender em quais canais irá atuar, quais conteúdos será preciso desenvolver e qual o investimento necessário para, de fato, realizar tudo o que está planejando. Organize cada etapa de sua estratégia, entenda o mercado que irá atuar, pesquise a fundo o que seus principais concorrentes estão fazendo e seu plano de marketing vai lhe ajudar a saber cada parte de todo esse processo.

Não fique apenas deitado sobre esse plano de marketing, como costuma dizer um dos maiores estudiosos do assunto:

“Os planos de marketing não produzirão um tostão se não forem implementados.”

Philip Kotler

Por isso, monte seu plano de marketing digital e tenha em mente que ele é apenas o começo do trabalho. É apenas a linha guia que com certeza sofrerá alterações ao longo do processo. Como digo aos meus alunos e clientes: Marketing é testar, aprender, melhorar e amplificar. Então, mãos à obra!

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.