Conceitos Básicos

O que é um insight?2 Minutos de Leitura

A palavra insight vem da língua inglesa, é bem uma importação na caruda para o português, que se seguida ao pé da letra, o significado de insight é “vista de dentro” ou “olhar por dentro”. Mas a palavra insight é utilizada no sentido de “ter uma intuição”, de compreender ou entender algo de forma repentina.

Na religião, o insight pode ser visto como uma espécie de revelação divina, um esclarecimento que um ser divino concede a um ser humano para que entenda aquilo que está escondido, obscuro ou disfarçado. Neste caso, o insight acaba sendo uma espécie de solução que surge de forma repentina na mente das pessoas. – Meus Dicionários

E quem nunca viu em um desenho animado algum personagem tendo uma idéia e uma lâmpada surgindo na cabeça do personagem?

É isso que você precisa buscar em sua vida. Seja no marketing ou na produtividade, precisamos buscar novas ideias, buscar uma intuição de onde pesquisar o melhor a me ajudar em qualquer momento. Seja uma revelação divina, ou uma sacada que fará você fazer algo diferente, o importante é que conhecimento e ação poderão andar juntos, sempre.

O que é um Inisght no Marketing Digital? - Canal de Marketing Digital

Insights no Marketing Digital

Alguns “gurus”e autores, usam muito a palavra Sacada para descrever um insight, o que não é nenhum problema desde que mantenha a essência do olhar para dentro e, nesse sentido, está o buscar de mais conhecimentos através de cursos, livros, dicas, ferramentas, conceitos, vídeos e todo, e qualquer formato que o ajude a ampliar essa biblioteca interna de seus Insights.

Então, independente de como chamam, vamos todos trazer sacadas, insights, ideias e ações que visem mudar o que está sendo feito há tempos e não está trazendo o resultado que você busca.

No marketing digital esse insight, na minha visão, é uma união de tudo o que falamos até aqui voltado aos canais digitais de divulgação e construção do seu produto nos canais digitais. Sejam eles as mídias sociais, sites, vídeos ou qualquer outra forma de comunicação e ferramenta que você estiver utilizando.

Essas novas ideias são extremamente importantes nas busca do resultados que cada um de nós estamos esperando, dia-a-dia em nossos projetos e negócios. Por isso, busque informação em todos os canais que precisar, busque aprender novas ferramentas, novas formas de gestão, busque conhecimento e, cada vez mais, novos insights virão até você.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.