Conceitos Básicos

O que são Testes A/B?5 Minutos de Leitura

Testes A/B são os processos de comparar duas variações de uma mesma página, criativo ou campanha de marketing digital. Veja aqui o que são, porque fazer, como fazer e quais as melhores ferramentas para começar agora.

Esse é um dos nossos posts sobre conceitos básicos que vão te ajudar a entender mais sobre marketing digital e tudo o que envolve esse estudo.

O processo de testar elementos em suas campanhas é a melhor forma de melhorar seus resultados e a única forma de entender com números precisos o que pode ser melhorado. A isso damos o nome de Otimização Digital.

O QUE É OTIMIZAR?

Otimização de Marketing Digital é o processo de melhorar os esforços e campanhas de marketing de uma organização em busca de melhores resultados através de testes de comportamento, melhoras na experiência do usuário (o chamado UX) e também a realização de testes de variáveis de forma mais precisa, e a esses damos o nome de Testes A/B.

“Experimentação é o mecanismo que impulsiona a inovação. Experimentos nos mostram, com rigor científico, o que funciona e o que não funciona

Prof. Stefan Thomke, Harvard Business School


O que são Testes A/B, afinal?

Realizar Testes A/B é comparar duas variações de uma mesma página, campanha, criativo ou material específico mostrando-os a clientes semelhantes, de forma simultânea e após o período de testes determinar qual variação teve o melhor desempenho. Geralmente avaliando métricas como a de taxa de conversão.

Um exemplo de como funcionam os Testes A/B.
Quando avaliamos uma alteração por cada teste.


Como começar um Teste A/B?

  • Teste um elemento de cada vez;
  • Tenha volume para testes (média de 10% do total de visitas);
  • Teste botões (Call to action), imagens, títulos, botões;
  • Evite testar várias páginas ao mesmo tempo.
Um passo-a-passo de como realizar seus Testes A/B


Como Testes A/B vão melhorar a Conversão de suas Páginas?

Nesse vídeo de 6 minutos você poderá ver um resumo geral de como Testes A/B podem de fato melhorar seus resultados.


Tenha um Plano para começar

Por muitos anos utilizei um plano de testes A/B bem simples, feito no Excel mesmo, e contendo as principais informações sobre cada etapa, como o que estava sendo testado, o período, a quantidade de conversões de cada uma das versões testadas, assim como a respectiva taxa de conversão.

Um modelo simples para um Plano de Testes A/B que utilizei enquanto trabalhava na ONU.

Ter um plano nesse formato sempre me ajudou a unificar todas as etapas em um único documento, facilitou a demonstração do todo para meus superiores e clientes, além de me dar uma visão geral que sempre utilizei para a criação de um plano a médio e longo prazo.

Um exemplo de sucesso na ONU

Na ONU costumávamos realizar testes de otimização de resultados em muitas de nossas campanhas e principalmente em nossas páginas de doação por todo o mundo.

Nesse exemplo utilizamos o Google Optimize para testar variações no texto do botão, ou o que chamamos de Call to Action – ou o texto de ação de nosso botão de doação. Ali vocês podem ver que testávamos as variações entre “Next”(Próximo Passo) e “Help Him” (Ajude ele).

Abaixo trago algumas ferramentas que podem te ajudar a começar de forma simples e barata.


Dicas de Ferramentas para Testes A/B

Separei algumas ferramentas que podem te ajudar a começar a realizar testes A/B em suas páginas. Já adianto que o Google Optimize talvez seja sua melhor opção por ser mais barata e já integrada com o Google Analytics. A Rock Content fez um passo-a-passo super simples e bem completo.


Testes em Resumo

Fazer Testes A/B, no Marketing Digital, é a melhor forma de otimizar a performance de suas páginas de conversão. Isso vai ajudar a você a melhorar seus resultados quando você entender quais mudanças estão trazendo mais vendas.

6 Pontos sobre testes para você não se esquecer

  1. Conheça seu consumidor antes de começar seus testes;
  2. Defina objetivos claros. O que você vai testar (Plano de Testes)?;
  3. Realize experiências e análises;
  4. Tenha sempre expectativas realistas sobre seus testes;
  5. Testes A/B são sobre aprendizado, sobre entender o que está sendo relevante para gerar as conversões que deseja.
  6. Seu teste precisa ter começo, meio e fim.

Teste muito, melhore sempre, otimize sua página de forma contínua e você verá suas taxas de conversão aumentando junto com suas vendas!

Abraços e bons testes! =)

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.