Conceitos Básicos

O que são Landing Pages?3 Minutos de Leitura

Landing pages são páginas de destino final utilizadas em campanha ou ações de marketing digital. Elas podem ser o resultado de uma busca orgânica ou de links patrocinados, podem ser um link em um e-mail marketing ou algum link em qualquer tipo de anúncio.

O que identifica essa página como uma Landing Page é que seu conteúdo é bastante específico em relação ao anúncio direcionou você até ali, como se fosse uma extensão de seu conteúdo. É preciso que todas suas campanhas tenham uma mesma comunicação, desde um post no Facebook, um banner em algum site ou até um e-mail enviado à um cliente, e em sua “página de aterrisagem” dessa campanha é que seu cliente vai encontrar toda a informação que está procurando.

Qual o objetivo de uma Landing Page?

Uma landing page não tem como objetivo apenas atrair um público-alvo e sim convertê-lo para uma ação final; seja ela uma venda, um cadastro ou a vizualização de um vídeo específico. É nesta página que o profissional de marketing vai inserir todas as informações de seu produto, buscando informar seu visitante e atraí-lo para a conversão final.

Exemplo de uma Landing Page

Criando Landing Pages

Não existe uma receita de bolo ou regra para a criação de landing pages, embora você possa seguir dicas para criar landing pages mais eficientes. Em termos gerais, o ideal é que elas sejam simples, com poucos (ou nenhum) link de saída (muitas vezes elas nem possuem menu com ligação ao site principal) e que cumpram seu principal objetivo: explicar e promover seu produto, projeto ou serviço.

Quando este objetivo é cumprido, chamamos isso de CONVERSÃO! Ou seja, as ações que um visitante realiza em uma página de destino são o que determina a taxa de conversão daquela página, e isso mostra o quão efetiva ela realmente está.

Um exemplo de uma Landing Page com foco na explicação de um produto, no caso um e-book gratuito sobre ferramentas digitais.

Ferramentas de criação de Landing Pages

Nos dias atuais existem uma série de ferramentas online que podem te ajudar a criar landing pages de forma rápida e eficiente. Estas ferramentas digitais possuem modelos (na maioria dos casos bem simples) que podem te ajudar a começar de forma rápida a criar suas páginas de conversão e alavancar seus projetos.

Para lhe ajudar listei algumas ferramentas para criação de landing pages conhecidas no mercado, como GetResponse, Whispond, Leadlovers, RD Station, Ontraport, Hubspot, Insusionsoft, Convesion Funnels, Unbounce, WordPress com os temas da Elegant Themes (como o DIVi), OptimzeMonster, e muitas outras. Você pode encontrar mais informações, links e benefícios sobre elas no Guia de Ferramentas Digitais que preparamos para vocês.

O que são Landing Pages?

Em resumo, uma Página de Conversão é o ponto final de contato entre você e seu Cliente em uma estratégia de Marketing Digital. Entenda o que são essas páginas, e o que você precisa colocar nelas para aumentar seus resultados e começará a melhorar seus resultados.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.