Ferramentas

mLabs: O que é e, porque usar6 Minutos de Leitura

 mLabs é uma ferramenta brasileira de gerenciamento de mídias sociais bastante completa e com um ótimo custo-benefício. Nela é possível agendar posts, gerar relatórios, responder mensagens privadas e analisar os resultados de suas estratégias nesses canais. Se liga em mais essa dica de ferramenta para suas estratégias de marketing e comunicação digital.

Além de ser completamente em português, com atendimento também em nosso idioma e com um custo bastante acessível (com planos de R$ 12,90 por mês). Dentre todas as funcionalidades do mLabs, você poderá criar painéis customizados, o que vai te ajudar a gerenciar comentários do feed do Instagram e do Facebook no mesmo lugar. Essa é uma das funcionalidades que vai aumentar o engajamento de suas postagens e interagindo com seus seguidores de forma muito mais rápida. Para entender melhor, vamos ver como essa plataforma funciona:

Como funciona a mLabs?

Em uma única plataforma você pode gerenciar todas suas mídias sociais, o que inclui Facebook (com conteúdos impulsionados e orgânicos), Instagram (Feed e Stories), Twitter, Pinterest, LinkedIn, YouTube, Google Meu Negócio e até analisar os dados de seus sites com uma integração com o Google Analytics.

Você clica na rede social que deseja conectar, vincula sua conta à plataforma da mLabs e pronto! Todos os dados e funcionalidades estarão habilitadas para você. Simples assim.

mLabs - Gerenciador de Mídias Sociais no Canal de Marketing Digital
Painel inicial da mLabs – Todas suas mídias sociais em um único lugar.

Postagens Múltiplas

Muitas vezes desejamos publicar em mais de uma mídia social ao mesmo tempo. Não que seja uma prática que eu encoraje, mas concordo ser algo realizado em muitas estratégias. Bem, nessa plataforma é bem fácil criar e agendar postagens em quantas plataformas você precisar.

mLabs - Gerenciador de Mídias Sociais no Canal de Marketing Digital
Além de poder criar postagens em múltiplos canais, possui uma integração com o Canva.

E você ainda consegue:

  • Programar Stories e vídeos pro IGTV no Instagram;
  • Agendar posts para Company Pages e Showcase Pages no Linkedin;
  • Impulsionar seus posts no Facebook;
  • Postar seus vídeos no YouTube de forma automática;
  • E ainda criar posts dentro da mLabs com a integração com o Canva (isso é realmente incrível!).

Agende Postagens

Já tive alguns projetos de conteúdo na internet (um deles com milhões de acessos em meados de 2010, e com um time de mais de 25 pessoas). Sei bem como é ter de gerenciar um calendário de postagens, com fluxo de aprovações e criações que utilizam múltiplos canais.

Essa imagem abaixo mostra como todo o trabalho fica mais fácil com a mLabs. Dá pra ver tudo o que foi agendado, por canal e dia. E basta você arrastar um desses conteúdos de um dia para outro para alterar a data daquela publicação (ahhh se tivéssemos isso lá em 2010). Repare que dá para agendar Stories do Instagram!

Agendar postagens em diversas plataformas é simples e rápido.
Agendar postagens em diversas plataformas é simples e rápido.

Crie Relatórios

É bastante simples gerar relatórios (ilimitados) para Facebook, Instagram (incluindo Stories), Twitter, LinkedIn, Google Meu Negócio e Google Analytics. E os gráficos criados pela ferramenta da mLabs trazem insights interessantes e bem simples de entender. Isso vai te ajudar a estudar o desempenho de sua comunicação digital de forma comparativa, mostrando a relevância dos seus canais em relação aos seus principais concorrentes.

Crie e gerencie relatórios de forma simples e rápida.
Crie e gerencie relatórios de forma simples e rápida.

Os relatórios geram recomendações bastante interessantes e simples de serem aplicadas. Nesse exemplo abaixo dá para ter uma noção de como as indicações da plataforma podem te ajudar a melhorar seu conteúdo, aumentando o engajamento e resultado de suas publicações.

Relatórios completos com a mLabs.
Relatórios que trazem recomendações para melhorar o engajamento em suas postagens.

Vídeos explicativos

Separei dois vídeos para te ajudar, ainda mais, a conhecer essa plataforma. Nesse vídeo promocional, a marca mostra um resumo de tudo o que trouxemos por aqui. Dá uma olhada:

Um resumo de tudo o que a mLabs pode fazer. Vale bastante a pena dar uma olhada.

E aqui, o Maurício Júnior faz um review bem explicativo sobre a mLabs.

Um review bem legal feito pelo Maurício Júnior.

Porque eu recomendo a mLabs

mLabs - Gerenciador de Mídias Sociais no Canal de Marketing Digital

Escolher boas ferramentas vai – de fato – alavancar seus resultados de comunicação e marketing digital. E isso é algo que venho dizendo há bastante tempo.

Venho recomendando a mLabs para meus alunos, profissionais liberais, pequenas e médias empresas por se tratar de uma ferramenta de baixo custo (com planos de R$12,90) e com uma série de funcionalidades essenciais – que eu já trouxe nesse post. E para compensar ainda mais seu investimento a ferramenta ainda oferece:

  • Usuários ilimitados;
  • Sistema de aprovação de demanda e fluxo de entrega (ideal para pequenas agências e consultores que trabalham com freelancers);
  • Integração com Canvas e RD Station (o que agiliza demais o processo de produção de conteúdo).

Certamente esta é uma ótima ferramenta de entrada. Com baixo custo e ótimas funcionalidades. Faça um teste e use-a até atingir um bom crescimento e renda em seus projetos. Ai talvez possa pensar em adquirir uma ferramenta mais “parruda”.
Abraços e bom planejamento!

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.