Conceitos Básicos

Por que definir um Público-alvo?4 Minutos de Leitura

Público-alvo é uma fatia da sociedade como um todo que você, ou sua empresa, precisa entender e direcionar sua comunicação para aumentar as chances de venda de mais produtos e serviços. Se essa fatia for muito grande ou seu público-alvo não for detalhado, mais complexo (mais caro) será para você se comunicar com seus potenciais clientes e criar campanhas que os impactem da maneira que deseja.

É esse público-alvo que terá mais chances de comprar o que você tem a oferecer, é ele que vai criar maior engajamento com sua comunicação e, por isso, é com esse público que você precisa conversar. Durante o processo de criação de um plano de marketing, pesquisar e entender esse público é um dos fatores primordias para qualquer negócio. Como diz o Philipe Kotler, um dos maiores estudiosos de marketing de todos os tempos:

“Quando você tem uma estratégia focada, você gastará menos e terá mais assertividade. Você sempre gastará mais mais pra tentar atingir todo o mundo.”

Por isso, concentre-se em entender o perfil ideal para comprar o que você tem à oferecer.

Como determinar seu público-alvo?

A determinação de um público alvo precisar ser feita através de pesquisas para entender o comportamento de compra, hábitos de consumo de quem já compra de você ou de seus concorrentes, entender as preferências dessas pessoas, buscar dados demográficos e socioeconômicos para descobrir onde elas vivem e como se comportam. Em suma, quanto mais informações você conseguir maiores serão suas chances de se relacionar bem e entregar exatamente o que seu cliente-alvo está procurando.

Definir com precisão seu público-alvo precisa ser encarada como um fator primordial no planejamento dae seu negócio, mesmo que as características desse público venham a mudar ao longo do tempo. Como Chris Anderson explica em seu livro “A Cauda Longa”, co o tempo você pode perceber que a escolha de um nicho pode te trazer menos volume, mas mais assertividade, maior lucro e um melhor relacionamento a longo prazo com seus clientes.

Tudo isso está vinculado com o fato de entender e satisfazer seu público-alvo.

Como definir seu público-alvo - Bruno Peres - Insights de Marketing Digital

Por que você precisa determinar e estudar seu público-alvo?

Escolher um público certeiro vai aumentar suas chances de obter sucesso, diminuindo o custo de aquisição de seu cliente. Um dos maiores estudiosos da adminstração e marketing nos trás uma citação interessante sobre o assunto:

“A meta (do marketing) é conhecer tão bem o cliente que o produto ou se serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível.”Peter Drucker

Quando você entender exatamente para quem você está criando sua mensagem, você entenderá como e onde focar seus esforços. Clientes são (e sempre serão) o maior ativo de uma empresa, saber quem são, como se comportam e o que procuram vai te colocar na frente de seus competidores.

 

Por que é tão importante satisfazer seu público-alvo?

Suas vendas virão de dois grupos distintos: novos clientes e aqueles que já compraram com você. E pense que atrair um cliente pode custar até 5x mais do que agradar um cliente que já está envolvido com sua marca, portando, entender e fidelizar seu cliente vai te trazer um lucro maior e um relacionamento que te garantirá ganhos a curto e também a longo prazo.

Durante todo o processo de compra, que começa no momento em que seu público-alvo tem o primeiro contato com sua marca, o consumidor avaliará não somente o preço de seu produto ou serviço, mas sim todo o valor agregado, como serviços, atendimento, o conhecimento que você possui sobre o que está vendendo, condições de pagamento, garantias, qualidade em tudo isso e por aí vai. Isso é chamado de Valor Percebido, e é nesse ponto que você deve concentrar seus esforços de fidelização de seu público-alvo.

Veja como definir seu Público-Alvo

Um vídeo de menos de cinco minutos com uma explicação simples e objetiva de como definir  o público-alvo correto para seu produto.

Se tudo o que você oferecer, superar as expectativas de seu cliente, ele ficará encantado e isso é sempre a melhor estratégia de marketing que você poderá aplicar.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.