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6 Etapas para criar um Plano de Marketing4 Minutos de Leitura

O modelo de Plano de Marketing que explico aqui é composto de seis etapas que, se bem aplicadas, possibilitará que você tome decisões seguras para começar seu projeto digital e atingir seus objetivos. Neste artigo vamos detalhar cada uma das etapas de um plano de marketing.

Etapas de um Plano de Marketing
As 6 etapas de um plano de marketing que utilizo e recomendo como ponto de partida para seus estudos.

1. Pesquisas de Marketing

Você deve iniciar seu plano de marketing pesquisando sua concorrência, o que chamamos de Benchmarking. Isso é o início de uma pesquisa mais abrangente para entender em detalhes o nicho de mercado que irá atuar. Para isso você precisará analisar como eles trabalham, quais ferramentas são as mais utilizas e quais caminhos quem compete com você está criando.

Nesta etapa, também, é quando você vai pesquisar e definir seu público-alvo, entendendo seu comportamento, formas de se expressar e como realizam suas compras.

2. Análise de Marketing

Após coletar essas informações você vai iniciar um processo de análise e descobrir como será sua atuação. Existem inúmeras ferramentas de marketing que podem te suportar nesta etapa, como uma boa análise SWOT, um estudo sobre os P’s do marketing, ou outras como a 5W2H.

Essa é uma análise sobre os dados coletados e que te possibilitará encontrar os melhores caminhos para desenhar sua estratégia.

3. Estratégia de Marketing

Após analisar todos os dados coletados chega um momento importante: Planejar e escolher os canais que sua marca atuará, definir o tom de voz de sua comunicação, os períodos de publicação.

Nesse vídeo eu trago em mais detalhes como expandir e trabalhar em detalhes essa parte de seu planejamento.

Ao escolher seus canais de atuação você saberá exatamente onde e como deverá atuar, e então chega o momento de planejar o como fazer isso.

4. Táticas de Marketing

Depois de uma análise de ambiente, na qual todas as informações a respeito da empresa são revisadas, com base na matriz F.O.F.A. (ou SWOT), são estabelecidos público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias de marketing. A implementação é a etapa na qual se executam as estratégias que foram definidas nos passos anteriores, que devem assegurar a realização dos objetivos traçados.

Aqui você começa a desenhar a definir quais táticas práticas precisará tomar, como: quais tipos e formatos de conteúdo preciso criar? Você deverá criar videos? Quantas postagens e em quais mídias sociais? Quais as características de seu produto e serviço precisam ser explicadas? Você vai precisar de um vídeo explicativo? E por ai vai…

O plano de ação é desenvolvido com base na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e a que custo.

5. Orçamento de Marketing

Depois de entender quais atividades você e seu time executarão, é preciso definir quanto isso vai custar e quanto tempo precisará investir para atingir os objetivos que você almeja.

Recomendo montar uma planilha de controle de gastos para cada canal que pretende atuar. Isso o ajudará a entender as proporções que seu projeto tomará e onde buscar negociações para que tudo se torne viável.

6. Controle Geral de resultados

Depois de colocar seu plano em ação você precisar realizar uma avaliação de cada etapa para verificar se as ações executadas estavam de acordo com o que foi planejado.

Aqui é quando você precisa entender quais postagens estão funcionando, quais e-mails estão trazendo mais vendas, quais parcerias estão mais alinhadas com seus objetivos, e muitas outras avaliações precisam mostrar quais caminhos estão trazendo os resultados esperado.

O que estiver funcionando, intensifique. O que não estiver saindo como o esperado, analise novamente e ajuste!

“Planejar é importante, mas inútil se nada for colocado em ação.”

Bruno Peres

Nesse vídeo eu falo um pouco mais das etapas de um plano de marketing

Essas são etapas que eu costumo utilizar, misturando conceitos de diferentes autores em busca de processos mais enxutos que posso utilizar em consultorias e aulas. Fique à vontade para incrementar e construir seu próprio plano de marketing. =)

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.