Dicas Rápidas

4 Dicas de Storytelling para Começar Agora3 Minutos de Leitura

Marketing Digital e Storytelling estão cada vez mais unidos. Separei 4 dicas simples para te ajudar a começar a aplicar agora essa técnica que vai melhorar a sua produção de conteúdo em suas estratégias digitais.

Vídeo com 4 Dicas de Storytelling

4 ELEMENTOS DE STORYTELLING

Esses elementos foram destacados em uma junção de métodos através entre artigos e livros sobre o tema, tendo como destaque o autor Joseph Campbell e seu livro “O herói de mil faces” (2007), e o método de Fog, Budtz e Yakabolylu (2005), por se tratarem de autores e métodos mais aceitos e bem conceituados.

O PLOT

A definição de plot vem guiada com o objetivo claro da história, saindo de um ponto de partida até um ponto de encerramento.
Com isso, suas narrativas precisam ser construídas para destacar o produto ou empresa que esteja trabalhando, e isso de forma que gere valor e possa transmitir a mensagem que deseja través do rumo da história que pretende contar.
Sempre tenha um objetivo bem definido e esse elemento será fundamental para ligar sua mensagem com toda sua campanha.

“Se conseguir criar um vínculo com a sociedade, será capaz de transmitir a sua mensagem”

Joseph Campbell

A MENSAGEM

Dentro deste elemento é preciso conciliar a história da empresa, da marca, de seus produtos através de uma narrativa que seja capaz de envolver seu público-alvo, gerando identificação, admiração e interação para que a venda seja possível em algum momento ao final de todo esse processo.

A mensagem é o fio conector entre marca e público, ela é uma afirmação moral que serve como tema central da história.

Fog, Budtz & Yakaboylu

O CONFLITO

Toda história precisa de um bom conflito, e essa é a força que vai guiar sua produção de conteúdo. Aristóteles trás a afirmação de que não existe ação sem conflito, e sem ação não existem personagem, e, sem esse, não há história. Logo, sem conflito não existe história.

O conflito é vivido por seu público-alvo. Ele conecta a solução que um produto busca trazer em um cotidiano comum. Qual problema sua marca está resolvendo?

AS PERSONAGENS

São a personificação de seu público-alvo dentro da história. Eles são a conexão final entre consumidor e marca mostrados dentro da história. Podem ser criados através de arquétipos ou de personas e dão vida às histórias. Segundo Adilson Xavier: “A matéria-prima de todos os que se dedicam a contar histórias é a vida” (2017), e ela não pode ser contada sem personagens capazes de conectar a audiência às marcas que as estão comunicando.

Importante que você conheça bem seu público-alvo. Isso vai te ajudar a entender qual caminho construir na definição de cada um dos elementos durante a produção de conteúdo.

Abraços e boas histórias!

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.