Ferramentas

Estúdio de Criação do Facebook e Instagram6 Minutos de Leitura

Com a ferramenta Estúdio de Criação você vai publicar, agendar e analisar seu conteúdo, de forma gratuita, para Instagram e Facebook direto de seu computador.

Novos recursos foram adicionados à plataforma oficial do Facebook chamada de Estúdio de Criação, e agora você poderá realizar todas suas análises e planejamento sem precisar pagar nada por isso.

Estúdio de Criação do Facebook e Instagram
No Estúdio de Criação você pode gerenciar diversas páginas do Facebook, ou quantos perfis de Instagram você tiver. =)

O Estúdio de Criação reúne todas as ferramentas que você vai precisar para publicar, agendar, e gerenciar suas postagens, além de responder à todos os comentários em um único lugar. A plataforma ainda permite que você analise todo o conteúdo criado em todas as suas páginas e contas do Instagram. Tudo isso em uma interface simples, com foco na produção e gerenciamento de conteúdo para muitas contas.

Clique nesse link para acessar o Estúdio de Criação do Facebook e Instagram, ou acesse sua Página no Facebook, vá em “Ferramentas de publicação” e, em “Ferramentas”, clique em “Estúdio de criação”.

Biblioteca de Conteúdo

Com a biblioteca de conteúdo você pode organizar seu conteúdo em um único lugar que, em uma única tela, te mostra também os resultados de cada uma das publicações realizadas, trazendo dados como Número de Visualizações em suas imagens e vídeos, quantidade de cliques, e muitas outras métricas de análise.

Estúdio de Criação do Facebook e Instagram - Biblioteca de conteúdo
Organize e analise seu conteúdo em um único lugar. Mais fácil e rápido!

Criando e Agendando Postagens

E agora você pode agendar suas postagens do Instagram e Facebook em uma única ferramenta, direto de qualquer computador. E tudo isso utilizando a plataforma oficial do Facebook sem precisar pagar nada por isso.

Estúdio de Criação do Facebook e Instagram
Dá pra criar conteúdo para o Facebook e Instagram ao mesmo tempo, de uma única vez, já levando em conta as diferentes características de cada plataforma.

A ferramenta de postagem do Estúdio de Criação te permite realizar pequenas edições em suas imagens, o que ajuda um bocado não precisar daquela infinidade de ferramentas para criar seu conteúdo o tempo todo.

Estúdio de Criação do Facebook e Instagram - Criando Conteúdo
Realize pequenas edições direto na ferramenta de publicação. Mais agilidade na sua produção de conteúdo.

Agendar publicações foi algo que mudou o planejamento para as mídias sociais e fazer isso no Instagram era impossível até a pouco tempo atrás. No Estúdio de Criação você pode fazer agendamentos simultâneos tanto para o Facebook quanto para todos seus perfis do Instagram de forma simples e rápida.

Ah, a ferramenta já entende as diferentes características de cada plataforma e te ajuda a ajustar cada detalhe de seu conteúdo de forma simples e rápida, para que tudo fique perfeito em suas postagens.

Estúdio de Criação do Facebook e Instagram - Agendamento de Posts
Agende suas postagens para Facebook e Instagram ao mesmo tempo. Tudo em um único lugar, sem complicações e DE GRAÇA!

Analise suas plataformas

Informações e dados geralmente são (ou deveriam ser) a parte mais importante de seus esforços de marketing digital. A seção Informações é bastante completa, com uma interface limpa e simples.

Você poderá analisar o desempenho do seu conteúdo, olhando métricas sobre seus ganhos estimados e descobrindo informações avançadas sobre seus públicos tanto no Facebook quanto no Instagram, o que era possível apenas por celular direto no aplicativo. Por exemplo:

  • Entenda quem são seus seguidores e quando eles são mais ativos;
  • Veja quais ações as pessoas envolvem com seu conteúdo;
  • Descubra o alcance e as impressões totais do seu conteúdo.

E muitas outras análises são possíveis

Estúdio de Criação do Facebook e Instagram - Análise de Resultados
Você vai conseguir analisar todas as métricas de seus perfis do Instagram e de suas páginas do Facebook. Ah, já falei que é de Graça?!

A guia Informações inclui:

Desempenho: obtenha métricas sobre o desempenho de seus vídeos, vídeos compartilhados e vídeos publicados em todas as suas páginas do Facebook.

Fidelidade: acompanhe quando você ganha novos seguidores, com que frequência está assistindo e quando as pessoas estão voltando para assistir com mais frequência.

A visualização Fidelidade lança luz sobre a atividade de seus seguidores e demonstra quantos estavam retornando e por quanto tempo as pessoas assistiram a seus vídeos. É útil saber quando o seu público voltará, para que ele voltará e quais novos públicos você alcançará em uma publicação específica.

Estúdio de Criação em Resumo

Já falamos sobre a importância de se utilizar boas ferramentas em seus negócios, e , no geral, o Estúdio de Criação do Facebook é uma ferramenta valiosa para qualquer estratégia. Em uma mesma plataforma você vai poder gerenciar o desempenho de todo seu conteúdo, mesmo em páginas e perfis diferentes. E ainda vai poder analizar informações sobre como seu público interage com seu conteúdo, além de facilitar a interação com seus fãs, podem responder mensagens de diversas páginas em um único lugar, com uma interface simples e agradável que evita distrações ou confusão com todos os diferentes elementos do Facebook.

Perceba que nenhum desses recursos ou é algo novo ou exclusivo do Estúdio de Criação. Todas essas informações também existem dentro da plataforma do Facebook na área de administração de suas páginas; já para o Instagram tal análise só era possível no aplicativo. O que o Estúdio de Criação tem a oferecer é simplicidade e facilidade de uso.

Também temos um vídeo com 5 dicas rápidas para você trabalhar o marketing da sua empresa no Facebook:

Abraços e uma boa e rápida produção e análise de conteúdo.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.