Ferramentas

Hootsuite – Gerencie suas Mídias Sociais4 Minutos de Leitura

A Hootsuite é uma das ferramentas mais antigas no mercado de marketing digital capaz de realizar agendamento e análise de postagens para mídias sociais. Possui outras funcionalidades como uma parte dedicada a relatórios e outra que te ajuda a gerenciar respostas de mensagens de todas as páginas e canais que você gerenciar.

Hootsuite - Gerencie suas Mídias Sociais - Canal de Marketing Digital

Gerencie vários canais

Após criar sua conta na Hootsuite, você deverá adicionar quais dos seus canais de mídias sociais irá gerenciar nesse momento. O plano grátis vai te permitir escolher até 3 canais.

Com isso feito, você irá definir suas colunas para que cada uma delas te ajude a monitorar seu conteúdo, também conversas e interagir com seus visitantes. Cada mídia social oferece tipos específicos de coluna e elas te ajudarão a encontrar atividades sociais em páginas, hashtags ou palavras-chave específicas.

Hootsuite - Gerencie suas Mídias Sociais - Canal de Marketing Digital

Publique conteúdo

Uma das funções mais interessantes é poder postar, e agendar até 30 postagens no plano gratuito, em até 3 canais de mídias sociais diferentes de forma simultânea.

Hootsuite - Gerencie suas Mídias Sociais - Canal de Marketing Digital

Você pode desenvolver seu conteúdo, seja ele em vídeo, imagens ou links, e postar simultaneamente em suas plataformas. Fala se isso não vai salvar um bocado de tempo de seus dias?

Hootsuite - Gerencie suas Mídias Sociais - Canal de Marketing Digital
Publique em diversas mídias sociais ao mesmo tempo.

O painel de postagem é bastante robusto, te possibilitando escolher imagens de capa, inserir códigos de rastreamento de links, escolher uma localização de onde está postando ou até mesmo definir públicos específicos que poderão ver sua postagem em cada mídia social diferente. Algo bem avençado e para isso recomendo dar uma olhadinha no Guia de Início Rápido que a Hootsuite preparou para quem está aprendendo.

Após agendar suas postagens, elas aparecerão em um calendário onde é possível arrastar e soltar todas suas postagens, o que facilita a visualização de planejamento de seu conteúdo. Com isso você pode determinas horários, dias e até canais que onde seu conteúdo precisará ser postados de forma simultânea.

Hootsuite - Gerencie suas Mídias Sociais - Canal de Marketing Digital
Você pode arrastar e soltar uma postagem para organizar a programação de seu conteúdo

Hootsuite: Pontos negativos

A ferramenta ainda não é muito boa para a publicação de conteúdo mais específico de cada mídia social, como a postagem de um Carrossel, que a ferramenta entende como um punhado de fotos para o Facebook e LinkedIn, e simplesmente não permite que isso seja feito para Instagram.

Sem IGTV. O Hootsuite ainda não é capaz de criar conteúdo para que seja postado nesse novo formato do Instagram.

Na versão grátis você não terá acesso às áreas de análises e algumas outras funções que poderiam te dar mais informações sobre a performance de seu conteúdo. Tudo isso fica disponível na versão pro; Veja aqui os preços de todos os planos.

Hootsuite em Resumo

Sempre recomendo a Hootsuite para meus alunos e mentorandos, principalmente aqueles que estão iniciando um projeto e precisam otimizar suas tarefas a um baixo custo.

Apesar de algumas restrições, a Hootsuite vai te ajudar a entender e a operacionalizar melhor a produção e gerenciamento de seu conteúdo nas mídias sociais. Otimizar trabalho de forma inteligente é o que essa ferramenta vai te ajudar a fazer.

Você também vai encontrar essa e outras dicas completas em nosso Guia de Ferramentas Digitais, que é grátis para download.

Se quiser saber mais dicas sobre gerenciar suas mídias sociais, neste video te ajudamos com várias dicas:

Abraços e bom trabalho!

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.