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Curso de Análises Digitais pela ESPM5 Minutos de Leitura

Este curso da ESPM vai te ajudar a aprofundar seus conhecimentos sobre análises de resultados em múltiplos canais digitais e a construir dashboards e relatórios precisos de seus projetos e campanhas. Tais habilidades têm se mostrado vitais em tempos atuais, sendo fundamental para quem busca crescimento e reconhecimento na carreira, e precisa apresentar resultados de forma precisa e consistente todos os dias. 

Como influenciar tomadas de decisões em estratégias digitais

Este curso se destina, principalmente, a estudantes e jovens executivos em ascensão de carreira, em busca de conhecimentos sólidos para suas tomadas de decisões. Por isso, serão 10 horas, em 4 dias de aulas para explorar os conceitos de Métricas e KPIs, desenvolvendo a habilidade de analisar dados, construir relatórios e apresentar resultados em campanhas digitais multicanais.

O que você vai aprender?

Saber analisar resultados em múltiplos canais digitais é algo vital em tempos atuais. Entender resultados em dashboards (painéis de controle) e construir relatórios precisos são ferramentas fundamentais para quem busca crescimento e reconhecimento na carreira, e precisa apresentar resultados de forma precisa e consistente todos os dias. 

Curso de Análises Digitais pela ESPM - Exemplo de Dashboard
O curso conta com a implementação de um Dashboard no Excel e um utilizando o Google Data Studio (como na imagem acima), utilizando exemplos pré-moldados e testados pelo professor Bruno Peres.

Conteúdo do Curso de Análises Digitais

Os alunos também terão acesso a planilhas exclusivas em Excel para criar seus próprios dashboards, gerenciar links UTM de múltiplas campanhas e outros materiais exclusivos desse curso. Veja o conteúdo programático completo:

Curso de Análises Digitais pela ESPM - Materiais disponibilizados durante o curso de análises digitais
Materiais disponibilizados e utilizados durante o curso de análises digitais.

Tempo necessário: 10 horas

Programa do curso (por aula)

  1. Aula 1 – Introdução e Definição de Métricas Digitais


    – Introdução: Como análises digitais podem ajudá-lo a descobrir algo sobre seu negócio
    – Definindo metas
    – Lean process
    – Métricas e KPIs
    – Modelo SMART
    – Hierarquia de KPIs
    – KPIs por canais digitais
    – ATIVIDADE – Modelo Canva de Metas e KPIs

  2. Aula 2 – Análises na prática


    – Análise do premiado case global do UNICEF – Every Child Alive
    – Como calcular os principais KPIs
    – Análise de funil na prática
    – ATIVIDADE: Finalizar o Modelo Canva de Metas e KPIs
    – Entender as diferenças entre as principais ferramentas de análises
    – Aprender a extrair dados de plataformas nativas de mídias sociais
    – Analisar e explorar em detalhe uma base de dados
    – ATIVIDADE: Extrair informações de uma mídia social

  3. Aula 3 – Dashboards e Reports


    – Entender a diferença entre Dashboards X Relatórios
    – Dashboards e como analisar dados
    – ATIVIDADE: Como construir dashboards na prática (usando o Google Data Studio)
    – Reports e como apresentar dados
    – Storytelling com Dados
    – Atividade final: Como criar um relatório completo

Aprenda a fazer Relatórios

Neste curso os alunos navegarão, com o professor, por exemplos de relatórios, desenvolvendo a habilidade de extrair os melhores insights de seus dashboards e a criar seus próprios relatórios que contem uma história sobre seus projetos e campanhas.

Curso de Análises Digitais pela ESPM - Aprenda a criar relatórios que contem uma história sobre seus projetos e campanhas.
Aprenda a criar relatórios que contem uma história sobre seus projetos e campanhas.

Existe sempre uma história nos seus dados, em cada um de seus gráficos. Porém, suas ferramentas não sabem como contar essa história.

Cole N. Knaflic – Storytelling with data – 2016

O que você NÃO vai encontrar nesse curso

  • Esse curso NÃO vai te ensinar a implementar TAGs de Google Analytics ou do Google Tag Manager;
  • Esse curso NÃO vai te ensinar a configurar Metas e Eventos no Google Analytics;
  • Esse curso NÃO vai abordar atribuições de conversão ou utilização de pixels de trackeamento;
  • Esse curso NÃO vai te ensinar macros e outras técnicas de Excel;
  • Esse curso NÃO vai te ensinar programação ou estatística.

Veja outras dicas de cursos de marketing digital.

Mais detalhes sobre o curso

O curso de Análises Digitais acontece – online – nos Dias 07, 09, 11/11/2021, das 19h30 às 22h30. E conta com um Certificado emitido pela ESPM, o investimento pode ser pago em até 10X R$ 67,00 e as vagas são limitadas para que o aprendizado possa ser mais pessoal e profundo.

Quem é o professor?

Com base em sua experiência como Head Global de Inteligência Digital do UNICEF em Nova York, e professor da ESPM, Bruno Peres vai acompanhar os alunos na criação de um dashboard inteligente e um relatório na prática, além de explorar conceitos de Métricas e KPIs, desenvolvendo a habilidade de analisar dados através de diversas ferramentas e métodos, como o Modelo Canva de Metas e KPIs, ideal para planejar campanhas digitais multicanais.

Um resumo do que você aprenderá

  1. A diferença entre Métricas e KPIs
  2. Aprenderá a hierarquizar KPIs
  3. Como utilizar o modelo SMART para definição de KPIs em estratégias
  4. Como utilizar o Modelo CANVAS para construção de estratégias (com PDF de exemplo)
  5. Como analisar de diferentes bases e fontes de dados (com Excel de exemplo)
    1. Como extrair dados do Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter
  6. Entender a diferença entre Dashboards X Relatórios
  7. Como criar um Dashboard (e receberá um Excel pré-montado de exemplo)
  8. Como analisar dados em Dashboards
  9. Irá construir um dashboard no Google Data Studio (com modelo pronto de exemplo e conexão com as redes sociais)
  10. Como criar Relatórios e como apresentar resultados (com modelo de exemplo)
    1. Analisando um case da ONU premiado globalmente

Além de receber dicas de ferramentas em todas as etapas do curso e dicas de plugins para conectar suas fontes de dados de forma gratuita!

Abraços e bons estudos.

Bruno Peres

Bruno Peres já foi premiado globalmente por seus cases na área de marketing e planejamento digital, nas quais atua desde 2004. Com formação em Design Digital, especialização em Comunicação Digital, certificações executivas pelo MIT, em Boston, e pela Universidade de Toronto, no Canadá, um MBA em Marketing Estratégico pela USP-RP e atualmente mestrando pela FEA-USP; Foi líder global de inteligência de marketing e SEO na sede da ONU em Nova York, trabalhou e liderou equipes em empresas como GROUPON na América Latina, Accorhotels, iFood, Discovery Channel, UNICEF e também na Agência de Refugiados da ONU. Atua como docente desde 2010 e já ministrou aulas e palestras em 9 países. Autor do livro O Vendedor de Sapatos , hoje é professor nos cursos de pós-graduação, MBA e Master na ESPM. Veja mais em seu Currículo Lattes.