Mais de 50 cursos gratuitos de Marketing de 27 instituições diferentes16 Minutos de Leitura
Reunimos mais de 50 cursos gratuitos de marketing digital das principais universidades do Brasil e do mundo para ajudar você a se aprofundar no Marketing em suas mais variadas áreas de atuação.
As pessoas estão em constante evolução, e o mercado se adapta às pessoas. Então todo o conhecimento precisa evoluir e se adaptar, sempre.
Para ajudar você, estudante de marketing, gestor, empreendedor ou qualquer pessoa em busca de aperfeiçoamento neste período de quarentena a não ficar para trás no processo constante de aprendizagem continuada, listamos quase 150 aulas, cursos e pocket lives para que você possa se aprofundar e entender melhor o que é o marketing e suas vertentes, tanto no digital, quanto conhecimentos sobre como posicionar a marca, técnicas de desenvolvimento de produtos, como gerir conteúdos nas redes sociais e blogs, metodologias para precificar, como e determinar o PDV (ponto de venda) até a área de vendas, que está intimamente conectada ao setor de marketing.
De universidades nacionais reconhecidas e premiadas como ESPM, USP, Insper e FGV, às mais conhecidas do mundo como Harvard, Berkeley, e Columbia University.
Anhembi Morumbi
Todos os cursos da instituição foram liberados durante a quarentena para serem feitos sem custo nenhum, basta se cadastrar na plataforma da faculdade. Listamos os principais da área de marketing aqui em baixo
O curso e o certificado foram disponibilizados temporariamente sem custo.
- Criando narrativas digitais para agregar valor ao seu produto ou serviço
- Avaliando e construindo marcas de sucesso
- Análise de Redes em Mídias Sociais
- Entendendo a cultura para criar produtos digitais de sucesso
- Estratégias de Arquitetura da Marca
- Comportamento do Consumidor Digital
- Lista de cursos de Negócios
- Lista de cursos de Comunicação
Berkeley
A Berkeley University, que integra a Ivy League, através da plataforma edX oferece alguns cursos voltados para a área de marketing, em um deles você vai aprender as melhores maneiras de distribuir e vender suas ofertas aos consumidores certos e sobre análises competitivas e segmentação de mercado, incluindo como analisar e estruturar indústrias e mercados para transformar seus esforços de marketing em tentativas bem sucedidas.
Aulas gratuitas, certificado pago.
- Marketing Analytics: Products, Distribution and Sales
- Marketing Analytics: Competitive Analysis and Market Segmentation
- Marketing Analytics: Price and Promotion Analytics
Brandster
A escola especializada em cursos (online e presencial) de Branding e tudo o mais que permeia o mundo das marcas: sua estratégia, criação e gestão está ofertando parte de seus cursos. São 10 módulos ao todo com temas abordados com profundidade.
Módulos gratuitos
- MASTERCLASS – Branding e vendas, qual a relação?
- MASTERCLASS – Planejamento, metodologia e processos de vendas
- MASTERCLASS – Os 7 passos do marketing pessoal
- MASTERCLASS – introdução à arquitetura de marca
- Demais cursos
Columbia University
Outra faculdade que faz parte da Ivy League e oferta cursos pelo edX, 2 deles na área de marketing que farão você desenvolver modelos quantitativos que aproveitam os dados comerciais para prever vendas e dar suporte a importantes decisões de marketing.
Aulas gratuitas, certificado pago.
ESPM
A Escola Superior de Propaganda e Marketing é uma das faculdades mais almejadas por estudantes de marketing e reúne alguns dos principais professores do Brasil, como por exemplo, o Bruno Peres autor e criador aqui do Canal de Marketing Digital.
Pocketlives sem custo e com certificado para quem assisti-las ao vivo. Posteriormente elas poderão ser assistidas, mas sem certificado.
Ministradas pelo professor Bruno Peres:
- 07/05 – Análises Digitais
- 19/05 – Otimização Digital
- 12/05 – Introdução à Gamificação
- 26/05 – SEO (Search Engine Optimization)
Demais pocketlives
- 01/04 – Customer Experiente: o que é ser uma marca centrada no ser humano
- 02/04 – Como gerenciar crise em rede social
- 03/04 – Microstorytelling: como contar histórias nas redes sociais
- 03/04 – O Essencial para Digital Analytics
- 06/04 – Automação de marketing para e-commerce
- 07/04 – Do foco no ensino para a gestão da aprendizagem
- 08/04 – Como a empatia e a solidariedade podem nos salvar?
- 09/04 – E-commerce: como turbinar seu canal de vendas
- 13/04 – Inbound commerce: como aplicar essa estratégia em sua loja virtual?
- 14/04 – Tendências no E-commerce
- 15/04 – Análise Preditiva de Tendências: como o planejamento estratégico com foco em mudanças de cenários?
- 16/04 – Como usar o Tik Tok para vendas em seu e-commerce
- 17/04 – Vivendo num mundo orientado a dados
- 22/04 – Excel Básico
- 22/04 – Novas Economias Sociais e Criativas
- 23/04 – E-commerce: como alavancar suas vendas
- 27/04 – Como atender clientes virtualmente sem surtar com os grupos de Whatsapp
- 28/04 – Dicas para aumentar a produtividade no trabalho remoto
- 30/04 – Antropologia do Consumo e Netnografia Aplicada
- 04/05 – Posicionamento nas marcas na pandemia: oportunidade ou oportunismo?
- 11/05 – Endomarketing em tempo de Coronavírus
- 13/05 – A reputação das empresas – e dos empresários – em xeque
- 14/05 – Como usar a escala para o bem em tempos de coronavírus
- 15/05 – Crise e o relacionamento com a Imprensa
- 15/05 – Liderança, Inteligência Emocional e Neurociência: Como agir na crise
- 20/05 – Desenvolvimento Sustentável: uma estratégia de sobrevivência empresarial na retomada pós-crise
- 21/05 – Arbitragem
- 22/05 – Plano de Marketing
- 22/05 – Construção de Dashboards em Tableau (Hands On)
- 25/05 – Tendências para inovação nos negócios pós-coronavírus
- 27/05 – O profissional pós-coronavírus
- 28/05 – Em busca de sentido: A vida e o pensamento de Viktor Frankl
- 29/05 – Marco Civil da Internet
- 29/05 – Tecnologia é pra você? Qual é o melhor caminho em um curso de graduação e pós-graduação? Dados, Desenvolvimento, Games ou Inovação?
- 01/06 – Tendências para inovação nos negócios pós-coronavírus
- 05/06 – SEO: Técnicas de otimização de conteúdo focado em SEO para e-commerce e blog
- 12/06 – A racionalidade ou (falta de) na tomada de decisão econômica
- 12/06 – Agile Business – Como Aplicar Gestão Ágil nos Negócios
- 16/06 – Afinal, o que é branded content?
- 16/06 – Se não há um posicionamento, não há marca
- 17/06 – Como ter mais sucesso em negociação e vendas pela abordagem consultiva
- 17/06 – Inteligência Artificial na criação de novos produtos
- 17/06 – STRATEGY FOR CHANGE: Replanejando na Era da Incerteza
- 18/06 – Evolução profissional em Endomarketing: ferramentas potencializadoras
- 18/06 – Novos hábitos, novo consumo: tendências e oportunidades
- 19/06 – Marketing Customer Centric
- 19/06 – Business trends: solidariedade e sustentabilidade na nova economia
- 23/06 – Economia Comportamental e a tomada de decisão em tempos de crise
- 23/06 – A conjuntura econômica do Covid-19: impactos e cenários
- 24/06 – IA potencializando exponencialmente a performance do Marketing e da Comunicação no ambiente (não só) digital
- 25/06 – Branding: Estratégia para Construção de Marcas
- 25/06 – Como a Lei Geral de Proteção de Dados impactará os seus negócios?
- 26/06 – Como enfrentar o medo de se apresentar em público
- 26/06 – Storytelling para Instagram
- 28/06 – Relacionamento com o cliente
- 29/06 – Excel – Intermediário
- 30/06 – Utilizando a IA para analisar conteúdos textuais das redes sociais e conhecer melhor os clientes e suas demandas
- 01/07 – Gestão de Encantamento no Marketing de Relacionamento Virtual
- 01/07 – Prospecção Internacional de Clientes: conceitos e ferramentas
- 02/07 – Consumer insights: Big Data sobre Clientes guiando as estratégias da empresa e o relacionamento com consumidores
- 02/07 – Conteúdo eleitoral para internet – O que escrever na internet para chamar a atenção do seu eleitor
- 03/07 – Gestão de conflitos socioambientais
- 06/07 – A era do Fim do Lero
- 07/07 – Como os investidores analisam a sustentabilidade das empresas no Brasil e no mundo?
- 08/07 – Como organizar, planejar e coordenar uma campanha eleitoral
- 10/07 – Nossa pegada digital é mesmo tão poderosa?
- 13/07 – BRANDING ( COVID-19 e Pós COVID-19) – O Reposicionamento Será Essencial – Como ter uma Arquitetura de Marca com Propósito!
- 14/07 – Comportamento do Consumidor e Coolness de Marca
- 29/07 – Branding: como pensar e construir marcas no século 21
- 03/08 – Posicionamento Estratégico
- 03/08 – Vendas Online no mundo do NOVO NORMAL com Corona Virus
- 04/08 – Estratégias de Microsegmentação 4.0
- 06/08 – Experiência de Compra Omnichannel: Retail User Experience
- 07/08 – Técnicas de persuasão e argumentação que funcionam
- 07/08 – Os “crimes cibernéticos” no Direito Penal Brasileiro
- 10/08 – Ikigai: como ter uma vida próspera e feliz
- 10/08 – O papel do Vendedor no B2B – Marketing Industrial
- 11/08 – Big Data Digital para Vendas
- 13/08 – Construção de Personas
- 14/08 – Ferramentas Estratégicas – Porter, Ansoff, BCG e G&E
- 14/08 – Transformação Digital da sua empresa pós COVID-19
ComSchool
Para quem quer saber como vender pelo Instagram, ter mais noções sobre Facebook Ads, Marketing no YouTube ou como montar uma loja virtual, a ComSchool disponibilizou cursos para te ajudar com noções sobre os 4 temas.
Cursos e certificados temporariamente gratuitos
Endeavor
A Endeavor tem uma série de trilhas de conhecimento de alto valor para ajudar a fomentar conhecimento entre empreendedores com dicas de empresários de vários ramos, como Steve Blank, Daniel Castello, Romero Rodrigues (Buscapé), Antonio Napole (VP da Kaiser Associates Brasil) e outros.
Os cursos são gratuitos e não emitem certificado.
- Como Construir a Empresa Certa para os Clientes Certos
- Como aumentar e gerenciar suas vendas
- Ferramentas práticas de Inovação: inovar para se diferenciar
- Planejamento Estratégico para Empreendedores
- Finanças Básicas para Empreendedores
- Financiando seu sonho: a melhor forma de buscar recursos para seu negócio
- Primeiros passos para montar seu negócio
- Startup: Ferramentas essenciais para começar seu negócio
- A arte do recrutamento: como atrair os melhores profissionais para seu negócio
- Gestão de Pessoas: Como construir uma equipe forte
- Perfil empreendedor: como identificar oportunidades com a sua cara
- Como criar um negócio para a população de baixa renda
- Como fazer uma pesquisa de mercado eficiente
- Como tornar seu negócio escalável e inovador
- O Direito na Vida do Empreendedor
- Como Medir o Impacto Social do seu Negócio
- Introdução ao Marketing para Empreendedores
- Planejamento e Gestão da Equipes de Vendas
- Customer Success para Empreendedores
A melhor maneira de aprender sobre o universo de oportunidades do Facebook é fazendo os cursos oferecidos pela Blueprint, plataforma de cursos do próprio Facebook. Por lá conseguirá saber tudo o que a plataforma de anúncios do Facebook é capaz de entregar, cada recurso, e noções estratégicas para alavancar suas vendas e ações, tanto no Facebook quanto no Instagram. É indispensável ter a certificação pra trabalhar em alguns setores de marketing que exigem o certificado de conclusão, que, diferente do Google, não é gratuito.
O curso é gratuito, sendo necessário pagar apenas pelo certificado
FGV
Ao todo a Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 50 cursos em diversas áreas de conhecimento, incluindo marketing, vendas e gestão de negócios. A FGV é considerada uma das melhores faculdades do Brasil e o nível dos cursos é altíssimo, mesmo sendo oferecidos gratuitamente.
- Aspectos mercadológicos na gestão de Preços: conceitos fundamentais
- Bases conceituais dos modelos de gestão
- BSC: introdução à criação e execução da estratégia
- Fundamentos de Marketing
- Gestão de vendas: noções básica de criação de estratégia
- Gestão e liderança: conceitos básicos da função gerencial
- Introdução aos sistemas de informação em marketing
- Marketing de serviços: economia, características e classificação
- Redes sociais: conceitos e organização
GOOBEC
Cursos e Certificado 100% Gratuitos
- Certificação em Rede de Pesquisa do Google Ads
- Certificação em Rede de Display do Google Ads
- Certificação em Campanhas em vídeo (YouTube) no Google Ads
O Google tem vários cursos para fomentar o conhecimento e ajudar a formar os melhores profissionais para operarem suas plataformas de anuncios. Um dos cursos é certificado pela iab (Interactive Advertising Bureau) e é indispensável em muitas vagas no setor de marketing.
Curso e Certificado 100% Gratuito
- Fundamentos do marketing digital (certificado pela iAB)
- Display do Google Ads
- Métricas do Google Ads
- Anúncios do Shopping
- Rede de Pesquisa do Google Ads
- Vídeo do Google Ads
- Apps do Google Ads
- Todas as trilhas de conhecimentos do Skill Shop
Harvard
Uma das mais famosas universidades do planeta não poderia ficar de fora. Harvard oferece alguns cursos no modelo EaD e o curso de Negotiation Mastery é um deles. O valor pode ser um pouco elevado, hoje custa USD 1.600 e se você quiser alternativas mais baratas, indicamos a plataforma edX, Harvard está por lá ofertando vários cursos de várias áreas.
Aulas gratuitas, certificado pago.
Hostgator & Collabplay
A Hostgator, empresa conhecida por oferecer serviços de servidores online, está disponibilizando um curso para que as pessoas possam ter noções introdutórias sobre o WordPress e outro curso com noções para expandir seu negócio na internet.
Cursos gratuitos e o certificado também.
HubSpot
A HubSpot é uma plataforma de CRM que oferece planos gratuitos para quem busca formas de gerenciar todas as interações com clientes. É bastante intuitiva e ajudará bastante quem quer montar uma equipe de vendas. Para isso, há duas certificações em português: uma que ajuda a manusear os recursos da ferramenta, e outra sobre Inbund Marketing. Como é uma empresa internacional presente em vários países, ter uma certificação da HubSpot pode te ajudar a conseguir uma vaga fora do Brasil.
Curso em português com certificado gratuito:
Insper
Com 4 cursos gratuitos pelo Coursera, o curso sobre Marketing Analítico é excelente para quem busca conhecimento sobre como definir pesquisas de marketing mais adequadas para criar as campanhas e produtos voltadas para o público certo atendendo e compreendendo às demandas individuais.
Curso gratuito – Certificado Pago
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está oferecendo 94 cursos online e gratuitos de várias áreas e selecionamos o principal para nossa área: Marketing Público, é o único da lista..
Tanto o curso quanto o certificado são 100% gratuitos
Outbound Marketing
Para quem quer ser referência na área de vendas, a Outbound Marketing oferece um curso com uma metodologia prática em vendas B2B e conceitos avançados como funil de vendas em Y, fluxos de cadência para todas as etapas, indicadores e benchmarks de processo, sales operations e muito mais!
Tanto o curso quanto o certificado são 100% gratuitos
RD University
A RD University é a área de negócios da Resultados Digitais focada em desenvolver as habilidades profissionais necessárias para estabelecer uma Máquina de Crescimento. Os cursos são focados em marketing e vendas:
Tanto o curso quanto o certificado são 100% gratuitos
Curso e certificado temporariamente gratuito
Rock Content
Muita gente já deve conhecer os cursos excelentes que a Rock Content oferece na área de marketing. Eles se tornaram referência em marketing de conteúdo e este curso é o primeiro que listamos aqui em baixo pelo alto nível do conteúdo ministrado pelo Vitor Peçanha, um dos fundadores da Rock.
Tanto o curso quanto o certificado são 100% gratuitos
- Marketing de Conteúdo
- Produção de Conteúdo para Web
- Curso Inbound Marketing
- Curso Outbound Marketing & Sales
- Revisão de Conteúdo para Web
- WordPress na Prática
- Branding
- Copywriting
- Onboarding iClips
Saint Paul
Escola de Negócios Saint Paul está oferecendo mais de 100 cursos temporariamente gratuitos para ajudar você a adquirir conhecimentos para se profissionalizar mais ainda para o mercado de trabalho.
Tanto o curso quanto o certificado estão 100% gratuitos
- Compliance e Ética
- Gestão de Vendas
- Gestão e estratégia
- Liderança
- Marketing e Inteligência de Mercado
- Negócios Digitais e Inovação
Salesforce
A Salesforce é uma empresa Software as a Service (SaaS) que possui um dos CRMs mais usados e famosos no mundo. Para ajudar a difundir suas ferramentas e capacitar pessoas para manuseá-la, há diversos módulos de conhecimentos que você pode trilhar para conseguir sua certificação, que para muitas vagas é item indispensável.
SEBRAE
O SEBRAE é uma das maiores instituições nacionais que fomentam o empreendedorismo e ajudam empresas de todos os tamanhos a gerirem seus processos e ações para alcançar mais clientes e aumentarem sua base de clientes.
Curso e certificado 100% Gratuito
- Gestão de Pessoas
- Liderança: Como Desenvolver Times de Alta Performance
- Como Planejar o seu Negócio
- Estratégia Financeira para o Crescimento
- Planejamento Estratégico para Empreendedores
- Marketing Digital para o Empreendedor
Senai
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica e listamos aqui o curso sobre propriedade intelectual para quem busca lançar um produto e não sabe como funcionam as questões que envolvem o INPI e o registro de patentes.
Tanto o curso quanto o certificado são 100% gratuitos
USP
O curso de Marketing Digital oferecido pela Universidade de São Paulo é altamente recomendado para quem busca noções básicas sobre marketing digital, aprendendo o essencial do Google e do Facebook, e expressões como CPA, CTA, CPM e outras siglas que quem tá começando no marketing não tem familiaridade.
O curso é gratuito e o certificado é pago
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Tanto o curso quanto o certificado são 100% gratuitos
Universidade Federal de São Carlos
Pelo Portal de Cursos Abertos – PoCA você conseguirá fazer 38 cursos de diversas áreas e para a área de marketing, recomendamos o curso sobre a metodologia Scrum.
Tanto o curso quanto o certificado são 100% gratuitos
Universidade da Pensilvânia
Para finalizar a lista de cursos, a University of Pennsylvania disponibiliza pelo Coursera um curso de Marketing Viral para responder perguntas como:
Por que algumas coisas se tornam populares e outras não? Por que alguns produtos se tornam sucessos, enquanto outros fracassam? Por que algumas idéias decolam enquanto outras definham?
O curso é gratuito e o certificado é pago
Bônus:
- Webinar “Neuromarketing e Neurovendas: uma solução para a sua empresa” do professor Felipe Nasser da FGV
- Pra quem está desempregado ou em busca de recolocação profissional, apresentamos a Revelo, plataforma de RH do Professor Lucas Mendes, do curso de Marketing Digital da USP, é indicada para profissionais de Marketing,Gestão de Negócios, Finanças, Design, Programação, Data Analytics, e Enfermagem. Você pode se cadastrar por aqui.
- Indicação de leitura: A Bíblia do Marketing Digital, Zero Moment of Truth (ZMOT) ou em português “Momento Zero da Verdade”
Lembrando que TODOS os cursos recomendados pelo Canal de Marketing Digital são de responsabilidade de seus criadores, e que apenas indicamos com base em nosso conhecimento e experiência. Não tendo, portanto, qualquer responsabilidade sobre futuras alterações em suas plataformas, acessos, cobranças ou emissão de certificados.
Esperamos ajudar você a avançar no marketing e em suas inúmeras vertentes, bons estudos!