O que são Testes A/B?5 Minutos de Leitura
Testes A/B são os processos de comparar duas variações de uma mesma página, criativo ou campanha de marketing digital. Veja aqui o que são, porque fazer, como fazer e quais as melhores ferramentas para começar agora.
Esse é um dos nossos posts sobre conceitos básicos que vão te ajudar a entender mais sobre marketing digital e tudo o que envolve esse estudo.
O processo de testar elementos em suas campanhas é a melhor forma de melhorar seus resultados e a única forma de entender com números precisos o que pode ser melhorado. A isso damos o nome de Otimização Digital.
O QUE É OTIMIZAR?
Otimização de Marketing Digital é o processo de melhorar os esforços e campanhas de marketing de uma organização em busca de melhores resultados através de testes de comportamento, melhoras na experiência do usuário (o chamado UX) e também a realização de testes de variáveis de forma mais precisa, e a esses damos o nome de Testes A/B.
“Experimentação é o mecanismo que impulsiona a inovação. Experimentos nos mostram, com rigor científico, o que funciona e o que não funciona“
Prof. Stefan Thomke, Harvard Business School
O que são Testes A/B, afinal?
Realizar Testes A/B é comparar duas variações de uma mesma página, campanha, criativo ou material específico mostrando-os a clientes semelhantes, de forma simultânea e após o período de testes determinar qual variação teve o melhor desempenho. Geralmente avaliando métricas como a de taxa de conversão.
Como começar um Teste A/B?
- Teste um elemento de cada vez;
- Tenha volume para testes (média de 10% do total de visitas);
- Teste botões (Call to action), imagens, títulos, botões;
- Evite testar várias páginas ao mesmo tempo.
Como Testes A/B vão melhorar a Conversão de suas Páginas?
Nesse vídeo de 6 minutos você poderá ver um resumo geral de como Testes A/B podem de fato melhorar seus resultados.
Tenha um Plano para começar
Por muitos anos utilizei um plano de testes A/B bem simples, feito no Excel mesmo, e contendo as principais informações sobre cada etapa, como o que estava sendo testado, o período, a quantidade de conversões de cada uma das versões testadas, assim como a respectiva taxa de conversão.
Ter um plano nesse formato sempre me ajudou a unificar todas as etapas em um único documento, facilitou a demonstração do todo para meus superiores e clientes, além de me dar uma visão geral que sempre utilizei para a criação de um plano a médio e longo prazo.
Um exemplo de sucesso na ONU
Na ONU costumávamos realizar testes de otimização de resultados em muitas de nossas campanhas e principalmente em nossas páginas de doação por todo o mundo.
Nesse exemplo utilizamos o Google Optimize para testar variações no texto do botão, ou o que chamamos de Call to Action – ou o texto de ação de nosso botão de doação. Ali vocês podem ver que testávamos as variações entre “Next”(Próximo Passo) e “Help Him” (Ajude ele).
Abaixo trago algumas ferramentas que podem te ajudar a começar de forma simples e barata.
Dicas de Ferramentas para Testes A/B
Separei algumas ferramentas que podem te ajudar a começar a realizar testes A/B em suas páginas. Já adianto que o Google Optimize talvez seja sua melhor opção por ser mais barata e já integrada com o Google Analytics. A Rock Content fez um passo-a-passo super simples e bem completo.
- Google Optimize (Grátis)
- Effective Experiments (em inglês)
- Optmizely (em inglês)
- AB Tasty (em inglês)
- VWO (em inglês e com Free Trial)
Testes em Resumo
Fazer Testes A/B, no Marketing Digital, é a melhor forma de otimizar a performance de suas páginas de conversão. Isso vai ajudar a você a melhorar seus resultados quando você entender quais mudanças estão trazendo mais vendas.
6 Pontos sobre testes para você não se esquecer
- Conheça seu consumidor antes de começar seus testes;
- Defina objetivos claros. O que você vai testar (Plano de Testes)?;
- Realize experiências e análises;
- Tenha sempre expectativas realistas sobre seus testes;
- Testes A/B são sobre aprendizado, sobre entender o que está sendo relevante para gerar as conversões que deseja.
- Seu teste precisa ter começo, meio e fim.
Teste muito, melhore sempre, otimize sua página de forma contínua e você verá suas taxas de conversão aumentando junto com suas vendas!
Abraços e bons testes! =)