LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados é a nova lei Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais que entra em vigor em 2020 e vai mudar a forma como estratégias de marketing digital captam dados de seus visitantes e clientes.
A LGPD, de acordo com o site oficial do Governo Federal, é a lei nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020, que cria uma padronização de normas e práticas jurídicas para promover a proteção, de forma igualitária dentro do país e no mundo, aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.
Dentre os principais pontos dessa nova lei, se destacam:
O consentimento do cidadão é a base para que dados pessoais possam ser coletados e tratados.
O cidadão pode solicitar que seus dados sejam deletados, e essa opção precisa estar clara e acessível.
A importância na administração de riscos e falhas agora vai fiscalizar e obrigar as empresas a redigir normas de governança, adotar medidas preventivas de segurança, replicar boas práticas e certificações existentes no mercado e elaborar planos de contingência, fazer auditorias e resolver incidentes com agilidade na gerência de bancos de dados.
Veja um resumo que pegamos lá no site da SERPRO, onde você pode encontrar mais informações sobre o assunto:

Com tudo isso dito, fica clara a importância de se entender mais sobre o assunto, o que esse curso grátis vai poder te ajudar bastante.
Sobre o Curso de LGPD
Com uma carga horária de 10h, o curso gratuito de LGPD oferecido pelo Governo Federal traz um panorama sobre a nova legislação nacional de proteção de dados pessoais (Lei 13.709/18), abordando temas importantes para a sua implementação:
- Fundamentos e campo de aplicação;
- Princípios e direitos do titular;
- Responsabilidades dos agentes;
- Aspectos internacionais;
- Segurança e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
O objetivo desse curso dobre a Lei Geral de Proteção de Dados é capacitar as pessoas para entenderem, de forma rápida e acessível, o funcionamento e diretrizes básicas expostas na nova lei que entra em vigor em 2020 no Brasil.
A quem se destina esse curso
Esse curso grátis foi desenvolvido para pessoas que tenham interesse na legislação brasileira sobre proteção de dados pessoais, e se mostra muito importante aos profissionais e estudantes de marketing em todos os níveis, principalmente devido a forma como esse mercado vem trabalhando a captação de dados pessoais de LEADs, visitantes e clientes.
Conteúdo Programático do Curso de LGPD
Tempo necessário: 10 horas
Conteúdo Programático do Curso
- Introdução e Conceitos
- Chave Abrangência e Aplicabilidade
- Fundamentos Legais e Princípios Norteadores
- Direitos do Titular
- Agentes no Tratamento de Dados
- Hipótese de Tratamento e Exceções
- Transferência Internacional
- Segurança de Dados e Notificação
- Responsabilidade e Possíveis sanções
- Atribuições e Composição da Autoridade Nacional de Proteção de Dados
Em Resumo
No marketing digital falamos, inclusive em nosso Manifesto, o tempo todo sobre captação de dados para estratégias de remarketing, ou jornadas de Inbound Marketing. Trazemos o uso de dados para a geolocalização de aplicativos ou anúncios e uma outra infinidade de estratégias elaboradas durante seu planejamento de marketing. O ponto aqui é a importância do profissional de marketing em conhecer a nova lei e poder trabalhar dentro da legalidade.
Nesse caso, sobretudo dada a importância da integridade dos dados pessoais de quem interage com suas estratégias, vai se destacar no mercado quem se ajustar às novas regras e sair na frente com boas estratégias.
Abraços e bom estudo!