Você conhece o Google Ad Grants?7 Minutos de Leitura
O Google Ad Grants faz parte das ferramentas de marketing digital da Google, sendo de extrema importância na divulgação de organizações com, basicamente, as mesmas funções e ferramentas do tradicional Google Ads, mas focado para Organizações sem fins lucrativos (ONGS), que para se ter acesso a esse benefício é necessário cadastrar sua organização, ser elegível e cumprir alguns pré requisitos.
Antes de nos aprofundarmos nas ferramentas do Google precisamos entender sua importância em estratégias de marketing digital. Hoje o mundo digital é o principal meio para que as empresas interajam com o seu público-alvo e a ferramenta de pesquisa do Google é essencial para conectar empresas à clientes em potencial, já que, quando este está buscando por um serviço ou produto o Google apresenta a empresa que possa melhor atender tais buscas.
Para estar entre os primeiros resultados nas páginas do Google é necessário, além de um bom conhecimento em SEO, uma estratégia paga de Google Ads. Porém, sabemos que muitas organizações sem fins lucrativos não possuem verba para investir em captação de recursos e muitas dessas ONGs passam o mês inteiro captando recursos para manter o básico em seus atendimento. Pensando nisso o Google oferece o Google Non Profits, um serviço voltado para ONGs, que além de oferecer um verba para investir em Google Ads, a organização pode utilizar o Google G Suíte, um programa especial para o YouTube e o Google Maps.
Para começar, vamos antes entender o que é o Google Ads.
O que é o Google Ads
A plataforma de anúncios da Google, chamada de Google Ads, funciona através do leilão de palavras-chave e da relevância de seu anúncio em relação às buscas feitas pelos usuários. Você sempre pagara por cada clique que um usuário der em seu anúncio, o que é chamado de PPC, ou em inglês Pay Per Clique. Esse leilão de palavras chaves pode custar de centavos por cada clique, até o valor de $10, $20, $30 dólares ou mais. Valor esse que aumenta conforme mais pessoas disputem pelas mesmas palavras.
Que tal um exemplo?
Tenho uma floricultura e quero atingir pessoas que estejam procurando por rosas. Então decido paga $1 dólar pela palavra-chave “Comprar Rosas”. Provavelmente meus concorrentes farão o mesmo, e aqueles que colocarem um valor inferior a $1 dólar terão menos chances de aparecer em 1º lugar.
O que você pode pensar é que quanto mais se pagar por uma palavra-chave mais meu anúncio irá aparecer, certo? Errado!
Não se esqueça, não basta pagar caro por cada palavra-chave, é necessário também que seu anúncio tenha relevância.
Para evitar essa “guerra” de quem paga mais, e muitas vezes oferece produtos sem relevância, a Google criou outras métricas que definem quem ficará em primeiro no ranking de busca, uma destas é chamada de: Índice de qualidade.
O que é a métrica Índice de Qualidade?
É uma avaliação que vai de 1 a 10, feita pelo sistema do próprio Google Ads, utilizada para determinar se o anúncio, as palavras-chave escolhidas e a página de destino (veja um post sobre como melhorar suas Landing Pages) são relevantes para o usuário que a busca. Portanto, não adianta nada investir em Google Ads se você não tem uma página relevante, com assuntos que interessem ao seu consumidor e supra a necessidade da busca que foi feita.
O Google Ad Grants
Para auxiliar o terceiro setor, o Google criou o Google Ad Grants (Google para Organizações Sem Fins Lucrativos), um programa que disponibiliza $10.000 (dólares) todos os meses para campanhas em rede de pesquisa pelo Google. Essa ferramenta é um pouco diferente do Google Ads, que além da ativação é preciso seguir algumas regras para que a conta se matenha ativa.
Como conseguir sua conta Google Ad Grants:
Para ajudar sua instituição do terceiro setor, ou alguma que conheça e queira indicar esse post, ou você mesmo ajudá-la, preparei um passo-a-passo:
1 – Estar qualificado:
- Ser uma organização beneficente sem fins lucrativos e estar designada como: Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), ter o título de Utilidade Pública Federal (UPF) e/ou ser associações que operam sem fins lucrativos para o benefício público;
- É importante que a organização esteja em situação regular;
- Registrar a organização no Techsoup (coloquei aqui o passo a passo de como fazer isso);
Atenção: Não serão qualificadas organizações hospitalares de assistência médica, governamentais ou educacionais.
2 – Cadastrar no Google Nonprofits:
O Google oferece outros benefícios para organizações, ao se cadastrar no Techsoup você receberá um token, e assim que finalizar o cadastro no Google Non Profits é preciso utilizar este token para liberar seu acesso.
Após esse cadastro no Google Non Profits é que você poderá liberar a utilização do Google Ads Grants.
3 – Criar sua conta Google Ads Grants:
Assim que a conta for ativada você deverá configurar sua conta no Google Ad Grants. E caso sinta necessidade, poderá entrar em contato com eles.
Mas alguns pontos são importantes na hora de criar a sua conta:
- Deverá criar pelo menos 2 campanhas com 2 grupos de anúncios ativos cada;
- Não configurar sistema de pagamento;
- Moeda de utilização em USD;
- Você só poderá criar campanhas em rede de pesquisa;
- É importante que atinja um CTR acima de 5% (caso fique um mês a baixo dessa meta, sua conta será suspensa);
- Você não poderá utilizar palavras-chaves únicas (veja aqui algumas exceções);
- Orçamento diário total deverá ser de $399,00 ($10.000 mensais);
- Lance máximo de $2,00 dólares;
- Não poderá utilizar marcas em seus anúncios.
Dica extra:
Quando criar seu anúncio, ou escolher sua palavra-chave, utilize os mesmos método de uma conta Google Ads normal. Segue abaixo algumas dicas de como criar os anúncios no Google Ads:
- Assim que abrir a parte de criação de um anúncio, você terá que preencher um formulário;
- URL FINAL: Coloque a URL final em que deseja que o usuário vá, assim que clicar em seu anúncio.
- Título, você colocará 3 títulos possíveis que relacionem com o seu anúncio, lembrando de usar um Call to Action (frases que sugiram ações, doe, conheça mais, etc.) e o nome da organização;
- Caminho de exibição: coloque um caminho prático uma palavra ou duas que aparecerá abaixo do anúncio;
- Descrição: Descreva quem você é e o que está oferecendo no anúncio, seja objetivo e claro.
Por fim, acompanhe o resultado das suas campanhas, use a criatividade para criar palavras-chave que se relacionam com sua instituição e seu conteúdo. Caso precise de ajuda não se esqueça que o próprio Google Ad Grants oferece um canal direto de contato, pela própria plataforma. Para isso, basta clicar no botão de interrogação e clicar em “entre em contato” (sempre que entrar em contato avise que é sua conta é uma de Ads Grants).
Abraços e bons resultados!