5 Dicas para Criar uma Landing Page4 Minutos de Leitura
Criar uma landing page que converte é a vontade de qualquer um que esteja conduzindo um projeto digital, e isso é um tema muito discutido em diversos sites, vídeos, livros, eventos e fóruns pela internet. Claro que neste post você não encontrará uma receita de bolo que você possa ler e resolver todos seus problemas, criar uma landing page que converte é algo que exige testes, implementações e melhorias contínuas, mas te garanto que essas próximas dicas vão te ajudar a melhorar suas landing pages.
Antes de começar a criar uma landing page você precisa saber bem qual o objetivo dela e o que você vao ofercer ali. Você pode usar landing pages para praticamente qualquer fim, e essas dicas vão te ajudar a desenvolver mais esse objetivo.
5 Dicas para criar uma landing page que converte
Implemente cada uma dessas dicas em sua landing page, adaptando sempre os exemplos citados com seu mercado e público-alvo.
1.Faça uma oferta objetiva
É comum vermos por aí ofertas malucas e confusas, seja o mais simples e objetivo possível. Faça um teste, tente explicar sua oferta para alguém em poucas palavras, ou mostre sua página a um amigo e deixe que ele entenda o que você está dizendo sem que você o explique nada.
Muitas vezes acreditados que aquela mecânica maluca de clicar, enviar um e-mail, responder algo ou juntar cupons possa ser algo simples, mas isso afasta clientes que não entendem o que estão comprando ou assinando. Seja objetivo, simples e direto com seus visitantes.
2. Explique seu produto
Eu repito sempre esse passo para todos que me perguntam sobre um dos principais elementos em uma landing page. Você precisa explicar seu produto de várias maneiras, longos textos são bons para buscadores (como o Google), mas nem todas as pessoas deidcam tempo para eles.
Use ícones, elementos gráficos, vídeos e monte a descrição de seu produto ou serviço em tópicos. Quanto mais seu público entender o que você está oferecendo, melhor será sua conversão porque quem de fato entrar em contato com você, o fará sabendo o que está procurando.
3. Ofereça um conteúdo de qualidade
Em sua maioria, landing pages são páginas de captura de e-mails ou de alguns dados para que você possa iniciar um contato mais qualifiado com um possível cliente. Para que isso acontece o ideal é que você possa oferecer um conteúdo de qualidade em troca dos dados que esse contato vai lher fornecer.
Os conteúdos mais comuns são e-books gratuitos, pequenos vídeos exclusivos, infográficos, mini-cursos e até imagens exclusivas. Isso vai depender de seu mercado e público-alvo, porém atente-se para fornecer algo de qualidade, bem feito e que realmente possa ajudar seus visitantes a resolverem o que estão procurando.
4. Tenha um formulário simples
É comprovado que quanto mais campos seu visitante precisar preencher, menor será a chance que ele chegue até o final daquela enormidade de campos desnecessários. Será que você precisa mesmo saber o CPF e o endereço completo de um provável contato qualificado apenas para que ele baixe um e-book?
Existem outras formas de você ir qualificando sua lista até que esses contatos sintam-se à vontade para lhe passar mais dados em um momento correto, mas se sua intenção nessa landing page é apenas obter um novo contato (LEAD) que irá baixar um e-book ou ver um video, porque não apenas pedir seu e-mail em troca?
5. Faça uma Chamada para Ação (Call to Action)
Quando você cria uma landing page está em busca de converter visitantes em clientes e para isso você precisa direcioná-los para uma ação, e para isso deverá fazer uma “chamada para ação” do inglês call to action (CTA). E essas chamadas são botões e destaques que indicam para seu usuário o que ele precisa fazer, como por exemplo: baixe aqui seu e-book, eu quero meu e-book grátis, eu quero acesso ao curso, ligue agora, entre em contato comigo, cadastre-se, doe agora e etc…
Criar uma landing page capaz de gerar muitas conversões é um trabalho contínuo que exige bastante dedicação, bechmarking, testes A/B, otimizações e melhorias para sempre se adequar as mudanças de seu mercado e seu público-alvo.